No dia a dia, os publicitários lidam com uma série de termos técnicos que, além de serem fundamentais para a profissão, também se popularizaram fora do setor.
Considerando esse cenário, um levantamento da agência Conversion analisou os dez jargões da área de publicidade mais pesquisados no Google durante o mês de janeiro de 2025. O ranking pode ser conferido abaixo:
O que significam esses termos?
“Job” se destaca como o mais buscado, com 27 mil consultas. É uma expressão utilizada para se referir a tarefas ou trabalhos específicos dentro de uma campanha, sendo comum em reuniões e na organização de demandas.
“Feedback”, com 9,9 mil buscas, é outro termo amplamente utilizado, referindo-se à avaliação de desempenho, seja de um projeto, um trabalho ou um colaborador. Assim, é crucial para o aperfeiçoamento de estratégias.
Além disso, “budget”, que aparece em terceiro lugar, com 6,6 mil pesquisas, é um jargão essencial no planejamento, pois representa o orçamento disponível para a execução de ações.
Com 5,4 mil consultas, “briefing” – “resumo”, em português – é um dos conceitos centrais da publicidade. Ele sintetiza as informações essenciais sobre uma marca, produto ou serviço e serve como guia para os profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha.
“Workshop”, também com 5,4 mil buscas, remete a eventos de aprendizado e troca de conhecimento entre funcionários e empresas, sendo um formato cada vez mais utilizado na capacitação do setor.
Já “brainstorm”, traduzido como “tempestade cerebral”, aparece com 4,4 mil procuras e define um processo criativo de geração de ideias, fundamental para a construção de projetos inovadores.
“Slogan”, com 2,4 mil pesquisas, é um dos principais elementos de identidade de uma marca, produto ou serviço, funcionando como uma frase de impacto que sintetiza seu posicionamento.
Por sua vez, “branding”, com 1,9 mil buscas, é a abreviação de “brand management”, que significa “gestão de marca”. Ou seja, é o conceito por trás da empresa, abrangendo identidade visual, valores e estratégia de comunicação.
O termo “deadline”, também com 1,9 mil consultas, é indispensável na rotina publicitária, pois se refere ao prazo final de entrega de um projeto. Por fim, “jingles”, com 480 procuras, são composições musicais curtas e marcantes, utilizadas em ações para reforçar a mensagem publicitária de forma memorável.
Foto:Pexels
O post 10 jargões publicitários mais pesquisados no Google apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.