Associação inaugura auditório em homenagem ao apresentador
Nesta terça-feira (23), a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) inaugurou o Auditório Silvio Santos em sua unidade do Ibirapuera, em São Paulo. A cerimônia contou com a presença da família Abravanel, homenageada em nome do apresentador que se tornou o rosto histórico do Teleton, maratona televisiva criada em 1998 e transmitida pelo SBT com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição.
No ano em que celebra 75 anos, a AACD prepara a 28ª edição da campanha, que será exibida nos dias 7 e 8 de novembro, diretamente dos estúdios da emissora parceira.
Entre as marcas já confirmadas estão Assaí Atacadista, Bradesco, Cacau Show, Grupo Educacional Faveni, RD Saúde, Brasilcap, Riachuelo, ABOOH, We OOH e RZK Digital.
Segundo Silvia Alves Paz, superintendente de marketing e relações institucionais da AACD, a mobilização já começou com contrapartidas ampliadas aos patrocinadores. Ela destacou a parceria com a Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH) e a presença da campanha em diferentes frentes de mídia.
“Durante dois meses, várias empresas de mídia cederam espaços, inclusive em shoppings, para divulgar a campanha em todo o país. Além disso, contamos com anúncios no SBT, em suas afiliadas e em revistas e rádios que cedem espaço para a AACD. Essa mobilização ajuda a atingir a população e aumenta nossas chances de bater a meta de arrecadação.”

Ela também apresentou o conceito criativo deste ano, ‘Confiamos no futuro. Confiamos em você’, que busca aproximar a sociedade da causa. “A ideia é mostrar que precisamos das pessoas para que a AACD e toda a população com deficiência tenham um futuro melhor e consigam ser inseridas na sociedade. Se não tivermos a saúde de volta, não há inclusão possível. E confiamos em você significa justamente jogar essa responsabilidade para cada um: sem doações, não conseguimos manter a instituição.”
De acordo com Silvia, cerca de 40% do déficit anual da AACD é coberto com recursos arrecadados pelo Teleton. “Nosso déficit por ano é de R$ 94 milhões, sendo R$ 35 milhões cobertos pela campanha. O restante vem de repasses do SUS, de convênios e de mantenedores. Por isso, cada doação, seja de R$ 1 ou de R$ 10, faz a diferença.”
O CEO da AACD, Valdesir Galvan, ressaltou o impacto do Teleton ao longo de quase três décadas. “Ouso dizer que mais de 16 milhões de atendimentos foram realizados graças ao Teleton. Esses recursos viabilizaram não apenas o tratamento de pacientes, mas também a expansão da AACD, que hoje conta com oito unidades de reabilitação, um hospital ortopédico e cinco oficinas ortopédicas em diferentes regiões do país.”
Galvan também destacou a relevância da parceria histórica com o SBT e a confiança da família Abravanel. “A causa da pessoa com deficiência ganhou visibilidade no Brasil por meio do Teleton. Antes e depois da campanha, há uma diferença enorme.”
Segundo o CEO, com o apoio da família e do SBT, “conseguimos não apenas manter os atendimentos, mas também mostrar à sociedade que essas pessoas podem ter uma vida digna e plena”, finaliza.