O jornal The New York Times destacou o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, como uma das apostas para o Oscar na categoria de Melhor Filme. A lista, divulgada na quarta-feira (18), também inclui títulos como “Anora”, “O Brutalista”, “Conclave”, “Duna: Parte 2” e “Emilia Perez”. A publicação americana sugere que o filme brasileiro não deve ser subestimado, considerando que outras produções, como “A semente do fruto sagrado” e “Tudo que imaginamos como luz”, também têm potencial.
A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, a protagonista do longa, tem se destacado cada vez mais em Hollywood. Há rumores de que sua atuação pode estar na linha para conquistar a tão desejada estatueta dourada por um papel que despertou uma febre cinematográfica. A narrativa de “Ainda Estou Aqui” retrata a desintegração de uma família sob a repressão de uma junta militar que governou o país por mais de 20 anos, o que ressoa fortemente com a história recente do Brasil.
The New York Times já havia apontado “Ainda Estou Aqui” como um “blockbuster surpresa” que renovou as esperanças do Brasil de conquistar o Oscar. Décadas após Fernanda Montenegro ter sido preterida na premiação, Fernanda Torres, 59, surge como uma forte candidata à estatueta dourada por seu papel em um filme que gerou intensos debates no país, destacou a publicação.
Leia também
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Carol Santos