O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assistirá à posse de Donald Trump em janeiro, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (25), apesar de o republicano não ter participado da sua quatro anos atrás. “O presidente prometeu que assistiria à posse de quem vencesse as eleições. Ele a primeira-dama vão cumprir esta promessa e estarão presentes”, declarou o porta-voz Andrew Bates a jornalistas.
“Ele o vê como uma importante demonstração de compromisso com nossos valores democráticos e para honrar a vontade do povo, enquanto continuamos proporcionando uma transição ordenada e eficaz”, acrescentou. Apesar de ter descrito Trump como uma ameaça à democracia durante a campanha eleitoral, Biden quer fazer a transição de poder ordeira que o republicano lhe negou quando ele venceu as eleições, em 2020.
Biden convidou o presidente eleito à Casa Branca dias depois das eleições de 5 de novembro, nas quais Trump derrotou a vice-presidente democrata Kamala Harris. O presidente, de 82 anos, desistiu de disputar a reeleição em julho e declarou apoio a Kamala depois que seu desempenho desastroso em um debate televisionado levou os democratas a se questionarem se ele reunia os requisitos de saúde e agilidade mental requeridos para o cargo.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
Leia também
Promotor especial desiste de processo contra Trump por retenção de documentos secretos
Biden escala guerra na Ucrânia antes da posse de Trump