Brasil conquista quatro Gran Ojos e totaliza 131 troféus no El Ojo 2025

MRM Spain vence em Saúde & Pharma; Africa Creative leva em Produção de Áudio, Artplan em Produção Gráfica e VML em Design O Brasil fechou sua participação no El Ojo de Iberoamérica 2025 com 131 prêmios conquistados ao longo de três dias de festival no Centro de Convenções La Rural, em Buenos Aires. O desempenho […]

MRM Spain vence em Saúde & Pharma; Africa Creative leva em Produção de Áudio, Artplan em Produção Gráfica e VML em Design

Brasil conquista quatro Gran Ojos e totaliza 131 troféus no El Ojo 2025

O Brasil fechou sua participação no El Ojo de Iberoamérica 2025 com 131 prêmios conquistados ao longo de três dias de festival no Centro de Convenções La Rural, em Buenos Aires. O desempenho representa uma queda em relação ao ano passado, quando o país somou 150 troféus. Nesta edição, o Brasil alcançou 184 finalistas e terminou com quatro Gran Ojos, além de 25 Ouros, 39 Pratas e 63 Bronzes. No total, foram inscritos 496 trabalhos, volume próximo ao registrado no ano anterior, quando o país enviou 498 peças.

Embora o resultado final tenha ficado abaixo do registrado em 2024, o país foi destaque no festival. A participação brasileira ganhou força desde o primeiro dia, quando o país conquistou 45 prêmios, incluindo três Gran Ojos em Saúde & Pharma, Produção de Áudio & Som e Produção Gráfica. A AlmapBBDO foi a agência brasileira com maior número de troféus na noite de abertura, seguida pela Artplan e pela Africa Creative, que apareceram em categorias como Sustentável, Produção Audiovisual, Eficácia e Gráfica.

No segundo dia, o Brasil somou 39 prêmios, com oito Ouros, 11 Pratas e 20 Bronzes em categorias como Conteúdo, Experiência de Marca & Ativação, PR, Esportes e Mídia. Embora não tenha recebido Gran Ojo nesta etapa, o país ampliou a diversidade de campanhas premiadas. Os vencedores do dia incluíram projetos como ‘Avatars of hope’, ‘Pedigree Caramelo’, ‘Nigrum corpus’, ‘El gol interrumpido’, ‘Beyond the rings’ e ‘Todo mundo usa. Menos o Mario’.

O terceiro dia foi responsável pelo maior volume de troféus brasileiros, com 47 reconhecimentos e o quarto Gran Ojo nacional, conquistado em Design com o case ‘The Shakespeare BIC’, com criação da VML Brasil.

Gran Ojos brasileiros

Em Saúde & Pharma, o prêmio foi para ‘Anti Murphy’s law toast’, criado pela MRM Spain para Enterogermina/Opella Brasil. A campanha transformou a conhecida lei de Murphy em um experimento real para discutir saúde intestinal a partir de uma perspectiva cotidiana e de linguagem acessível.

Em Produção de Áudio & Som, o troféu máximo foi para ‘Iradoh. 3 acts of brotherhood’, desenvolvido pela Africa Creative em parceria com Kondzilla e Sweet Filmes. O projeto expandiu o universo do artista Hodari a partir de três narrativas audiovisuais que abordam temas presentes na juventude brasileira, como escolhas, caminhos possíveis e identidade cultural.

“Conquistar o Gran Ojo com esse projeto é ver a cultura ocupando o centro da conversa, e isso diz muito sobre o que acreditamos na Africa Creative: que a criatividade brasileira tem um poder único de emocionar e transformar. É um orgulho enorme ver a publicidade se encontrar com o cinema e a música para contar histórias que fazem o coração bater mais forte”, disse Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.

O terceiro Gran Ojo brasileiro, em Produção Gráfica, foi para ‘Nigrum corpus’, da Artplan para o Idomed. A obra apresenta uma série de ilustrações anatômicas sobrepostas a padrões florais e “doenças ficcionais” que fazem referência a discriminações estruturais. O livro vem sendo utilizado por universidades brasileiras como apoio em debates sobre racismo na formação médica.

Em entrevista ao propmark, o CCO Rodrigo Almeida (Monte) afirmou que a conquista do Gran Ojo de Produção Gráfica reflete o objetivo do projeto de estimular discussões sobre temas sensíveis. “Receber um Gran Ojo com ‘Nigrum corpus’ é mais do que uma celebração da criatividade, é a prova de que a comunicação tem o poder de transformar quando se coloca a serviço do que realmente importa. Para a Artplan, esse prêmio não é um ponto de chegada, mas um lembrete do porquê criamos esta iniciativa: para provocar, questionar e fazer a sociedade enxergar o que antes passava despercebido.”

Brasil conquista quatro Gran Ojos e totaliza 131 troféus no El Ojo 2025
‘Nigrum corpus’, de Artplan para o Idomed (Divulgação)

O quarto Gran Ojo veio no último dia, na categoria Design, com ‘The Shakespeare BIC’, da VML para BIC em parceria com a agência Hogarth, que reescreveu ‘Romeu e Julieta’ utilizando uma única BIC Cristal Dura+. O processo levou 20 dias e combinou inteligência artificial, reprodução da caligrafia original do dramaturgo e um braço robótico responsável por escrever manualmente as 212 páginas do manuscrito.

Desempenho das agências

A Artplan encerrou o festival como a agência brasileira mais premiada da edição. A agência também recebeu o título de Melhor Agência Independente do Ano.

AlmapBBDO e Africa Creative também figuraram entre as principais brasileiras premiadas na edição, com troféus conquistados em Produção Audiovisual, Conteúdo, Produção de Áudio & Som, PR, Ativação e Esportes. A BETC Havas completou o grupo de agências brasileiras com melhor desempenho no festival. Já o título de Melhor Agência do El Ojo 2025 ficou com a DDB Latina Puerto Rico.

Confira os prêmios do Brasil no El Ojo 2025:

El Ojo Eficácia

  • Nubanc, by Matt LeBlanc — Wieden+Kennedy São Paulo (Bronze)
  • Gol Interrompido — Leo (Bronze)
  • Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Ouro)
  • #NãoÉSóPausa —  R/GA Brasil (Bronze)

El Ojo Gráfica

  • ¿Qué planeta es este? —  Beta Collective (Bronze)
  • Nigrum corpus —  Artplan (2 Ouros)
  • The Shakespeare BIC —  VML Brasil (Ouro)
  • Beca en Libros —  BETC Havas (Bronze)

El Ojo Produção Audiovisual

  • All new Triton —  Africa Creative (Bronze)
  • Abzorb 2000 —  Open! (2 Ouros)
  • Cartier Santos Dumont (Prata)
  • Chegadas —  AlmapBBDO (Bronze)
  • ‘Pézinho’ Nubank + Netflix (Bronze)
  • Casa de Vidro —  AlmapBBDO (Bronze e Ouro)
  • Iradoh. — Africa Creative (Prata)
  • Planos — AlmapBBDO (Bronze)
  • A Busca — AlmapBBDO (Prata)
  • Monstro vs Robô — BETC Havas (Bronze)
  • Montanha Russa — AlmapBBDO (Bronze)
  • Todo Brilho — TV Globo (Bronze)

El Ojo Produção de Áudio e Som

  • Iradoh. — Africa Creative (Gran Ojo e Bronze)
  • Casa de Vidro —  AlmapBBDO (Prata)
  • A Busca — AlmapBBDO (Prata)

El Ojo Produção Gráfica

  • Nigrum corpus —  Artplan (Prata e 2 Ouros)

El Ojo Rádio e Áudio

  • A Voz de um Ícone —  CP+B (Bronze)
  • Loveless story —  Artplan (Bronze)

El Ojo Saúde & Pharma

  • Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Gran Ojo e Prata)
  • Dorflex placas — Publicis (Bronze)
  • Her Dome — DPZ (Bronze)
  • La mancha invisible — BETC Havas (Prata)
  • Minha Primeira Carta — Propeg (Bronze)

El Ojo Sustentável

  • Re-commerce Atacama — Artplan (Ouro)
  • Nigrum corpus — Artplan (Bronze)
  • Reforma de vida — CDR+ (Prata e Bronze)
  • Black card — Tif Comunicações (Bronze)

El Ojo Conteúdo

  • Anti Murphy´s law toast —  MRM Espanha (Prata e Bronze)
  • Avatars of hope —  Druid (Bronze e Ouro)
  • Cartas de Simone —  Africa Creative/Atenas.ag (Bronze)

El Ojo Experiência de Marca e Ativação

  • Anti Murphy´s law toast —  MRM Espanha (Bronze)
  • Abogados BK Taste —  AlmapBBDO (2 Pratas)
  • Sport the fight —  Wieden+Kennedy São Paulo (Prata)
  • Re-commerce Atacama —  Artplan (Bronze)
  • Her Dome —  DPZ (Bronze)
  • Nigrum corpus —  Artplan (Prata)
  • Pedigree caramelo —  AlmapBBDO (Bronze)

El Ojo Mídia

  • Nigrum corpus —  Artplan (Ouro)
  • Beca en Libros — BETC Havas (Prata)
  • Re-commerce Atacama — Artplan (Prata)
  • Bald faces — Arplan (Bronze)

El Ojo PR

  • Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Bronze)
  • Minha Primeira Carta — Propeg (Bronze)
  • Bonde das Mariahs — Galeria (Bronze)
  • Jogando Contra o Mosquito — BETC Havas (Bronze)
  • Cartas de Simone — Africa Creative/Atenas.ag (2 Bronzes)
  • Beyond the rings — Publicis Brasil (Ouro e Bronze)
  • Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Prata e Ouro)
  • Encardidas — Galeria.ag (Prata)
  • Abogados BK Taste — AlmapBBDO (Bronze)
  • Gol Interrompido — Leo (Ouro)
  • Re-commerce Atacama — Artplan (Bronze)

El Ojo Esportes

  • Gol Interrompido — Leo (Ouro)
  • Cheering for the rain — Artplan (Bronze)
  • Beyond the rings — Publicis Brasil (2 Pratas)
  • Black card — Tif Comunicações (Bronze)
  • Sport the fight — Wieden+Kennedy São Paulo (Bronze)
  • Todo mundo usa. Menos o Mario — Galeria.ag (Ouro)

El Ojo Creative Commerce

  • Sport the fight — Wieden+Kennedy São Paulo (Prata)
  • Re-commerce Atacama — Artplan (2 Ouros)
  • Makeup payment — MRM Brasil (Ouro)
  • Pixvertising — AlmapBBDO (Prata)

El Ojo Creative Data

  • Cheering for the rain — Artplan (Prata)
  • MMads — We (Prata)

El Ojo Design

  • Canja new vis ID — Canja Audio Culture (Prata)
  • Nigrum corpus — Artplan (Prata)
  • Her Touch — AlmapBBDO (Bronze)
  • Maker’s Mark — Publicis Brasil (Bronze)
  • The Shakespeare BIC — VML Brasil (2 Pratas e Gran Ojo)
  • Nigrum corpus — Artplan (Prata)

El Ojo Digital e Social

  • Bald faces — Artplan (Bronze)
  • Encardidas — Galeria.ag (2 Bronzes)
  • Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Ouro)
  • Casa inteligente: una aventura de Chavo — Cheil (Bronze)
  • Pixvertising — AlmapBBDO (2 Pratas)
  • Allevia pollen passport — MRM Espanha (Bronze)
  • Avatars of hope —  Druid (Prata)
  • Pedigree caramelo — AlmapBBDO (2 Ouros)
  • Todo mundo usa. Menos o Mario — Galeria.ag (Prata)

El Ojo Direto

  • Re-commerce Atacama — Artplan (Prata e Ouro)
  • Cheering for the rain — Artplan (Prata)
  • Nigrum corpus — Artplan (2 Bronzes)
  • Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Bronze)
  • Abogados BK Taste —  AlmapBBDO (Bronze)

El Ojo Filme

  • Built for tough — Wieden+Kennedy São Paulo (Bronze)
  • Relação tóxica — Africa Creative (Bronze)
  • Anti Murphy´s law toast — MRM Espanha (Prata)
  • Casa de Vidro — AlmapBBDO (2 Bronzes)
  • A mancha invisível — BETC Havas (Prata)
  • Lentes da Alma — BETC Havas (Bronze)

El Ojo Ideias Latinas para o Mundo

  • Re-commerce Atacama — Artplan (Bronze)

El Ojo Inovação

  • Makeup payment — MRM Brasil (Bronze)
  • Nigrum corpus — Artplan (Ouro)

El Ojo Transformação Criativa de Negócios

  • Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Prata)

O Terceiro Olho

  • Pedigree caramelo — AlmapBBDO (Bronze)
  • Re-commerce Atacama — Artplan (Bronze)

Agência Ouro Prata Bronze Gran Ojo Total
Artplan 9 8 11 1 29
AlmapBBDO 4 11 13 28
Africa Creative 2 1 6 1 10
BETC Havas 3 4 7
Publicis 1 2 3 6
Galeria 1 1 3 5
Wieden+Kennedy São Paulo 2 3 5
VML Brasil 1 2 1 4
Leo 2 1 3
Druid Creative Gaming Brasil 1 1 1 3
Beta Collective 2 2
DPZ 2 2
Propeg 2 2
CDR+ 1 1 2
Tif Comunicação 2 2
We 1 1
Cheil 1 1
CP+B Brazil 1 1
Open! 1 1
R/GA Brasil 1 1
MRM Brasil 1 1

Imagem do topo: Divulgação

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.