Brasil não terá vacinação em massa contra dengue em 2025

O Instituto Butantan, em São Paulo, anunciou ontem (22) que começou a produzir a vacina contra a dengue. No entanto, a população brasileira não será vacinada em massa este ano. O desafio é aumentar a escala de produção da vacina, chamada Butantan-DV, para chegar a centenas de milhões de doses no Brasil. A ministra da […]

O Instituto Butantan, em São Paulo, anunciou ontem (22) que começou a produzir a vacina contra a dengue. No entanto, a população brasileira não será vacinada em massa este ano. O desafio é aumentar a escala de produção da vacina, chamada Butantan-DV, para chegar a centenas de milhões de doses no Brasil. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, explicou que, embora a produção já tenha começado, ainda não há previsão de uma campanha de vacinação em larga escala em 2025 no Brasil, pois é necessário produzir em grande quantidade.

O Butantan planeja fornecer para o Brasil um milhão de doses este ano e espera entregar 100 milhões de doses até 2027. Antes disso, a vacina precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está analisando os documentos. Depois, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) avaliará a inclusão da vacina no programa de imunização público.

A Butantan-DV será aplicada em dose única e, segundo a ministra, os estudos clínicos mostram que ela tem “uma excelente eficácia”. Enquanto a vacina não estiver disponível em grande escala, é essencial continuar com as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Nesta quarta-feira (22), a ministra Nísia Trindade se reuniu em Brasília com representantes de conselhos, instituições de saúde, associações e especialistas para discutir estratégias de combate à dengue no Brasil e outras doenças transmitidas por mosquitos.

Além disso, na próxima semana, antes do retorno às aulas nas escolas públicas, os Ministérios da Saúde e da Educação vão retomar o programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios brasileiros. O objetivo é transformar as escolas em ambientes livres da dengue, com ações como a aplicação de inseticida de longa duração nos prédios escolares e a conscientização da comunidade.

Fonte: Agência Brasil

Para mais notícias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

The post Brasil não terá vacinação em massa contra dengue em 2025 first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.