“Cada marca precisa de uma estratégia Roblox”, diz CBO da Gamefam sobre engajamento jovem

Ricardo Briceno, Diretor de Negócios da Gamefam, está empenhado em levar cada vez mais empresas para o universo Roblox, buscando aproximar marcas das gerações que mais tempo passam no metaverso. Em entrevista antes do Marketing Brew Summit, ele deu conselhos para marcas que querem melhorar seu diálogo com públicos jovens, especialmente Gen Z e Alpha. […]

Ricardo Briceno, Diretor de Negócios da Gamefam, está empenhado em levar cada vez mais empresas para o universo Roblox, buscando aproximar marcas das gerações que mais tempo passam no metaverso. Em entrevista antes do Marketing Brew Summit, ele deu conselhos para marcas que querem melhorar seu diálogo com públicos jovens, especialmente Gen Z e Alpha.

Briceno afirmou durante a entrevista que toda ação da Gamefam — seja na criação de jogos ou em parcerias de marca — começa pela experiência dos jogadores. Para ele, marcas como FIFA, Lego, Nickelodeon e Old Navy entendem que se não estiverem presentes nessas plataformas virtuais, correm o risco de serem deixadas para trás.

A Gamefam já realizou mais de 125 campanhas com suas marcas parceiras, que vão desde simples anúncios até integrações imersivas dentro de jogos populares. Até agora, essas iniciativas geraram mais de 11 bilhões de interações de marca. Exemplos de sucesso que a empresa cita incluem o Sonic Speed Simulator, um dos cinco jogos de marca mais jogados no Roblox, com mais de 1,2 bilhão de sessões de jogo.

Roblox virou vitrine estratégica para marcas que querem dialogar com a nova geração 

Um dos destaques recentes das ativações da empresa foi a parceria com a Warner Music Group, que aconteceu no final de 2024. a Gamefam promoveu uma “invasão” da banda Coldplay no Roblox para lançar o álbum “Moon Music”.

Em apenas duas semanas, o evento acumulou 26 milhões de visitas e 295 milhões de minutos de engajamento, o que equivale a ouvir o álbum mais de 6,7 milhões de vezes. Pouco depois, “Moon Music” chegou ao topo da Billboard 200 — algo que não acontecia com a banda há mais de uma década.

Quanto ao futebol, outra área de grande apelo entre os jovens, a empresa está trabalhando com a FIFA em eventos no jogo Super League Soccer no Roblox — através de iniciativas para celebrar momentos relacionados à Copa do Mundo de 2026. O objetivo é criar conteúdos relevantes e criativos, desde recordar históricos do torneio até introduzir mascotes dentro do ambiente virtual.

Ele destaca ainda a importância de entender a comunidade e conhecer o que motiva os jogadores Gen Z e Alpha. Além disso, é importante estar alinhado com seus valores, falar sua linguagem e, sobretudo, oferecer diversão aliada ao significado. Só assim será possível construir algo mais duradouro: e não só uma campanha, mas, sim, uma base de fãs engajada.

Briceno também compartilhou sua visão sobre como as marcas podem se engajar de verdade. O grande conselho do CBO foi começar testando pequenas iniciativas, mas mantendo presença constante ao longo do ano. Ele alerta que criar jogos próprios baseados em propriedade intelectual (IP) pode ser caro e difícil de manter em escala. Em vez disso, integrar-se a jogos já muito populares dentro do Roblox costuma trazer mais retorno.

Foto: Unsplash

O post “Cada marca precisa de uma estratégia Roblox”, diz CBO da Gamefam sobre engajamento jovem apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.