Categorias

Cadastro Nacional de Animais Domésticos irá disponibilizar RG para animais de estimação

O Cadastro Nacional de Animais Domésticos está em fase final de testes e deve ser lançado em breve. Ele permitirá que tutores registrem gratuitamente seus animais de estimação e emitam o RG Animal. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o sistema será acessado pela conta Gov.br, plataforma oficial do governo federal. Como funcionará o […]

O Cadastro Nacional de Animais Domésticos está em fase final de testes e deve ser lançado em breve. Ele permitirá que tutores registrem gratuitamente seus animais de estimação e emitam o RG Animal. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o sistema será acessado pela conta Gov.br, plataforma oficial do governo federal.

Como funcionará o cadastro
Além dos tutores, organizações de resgate de animais e prefeituras poderão fazer o cadastro e registrar animais sob sua responsabilidade e emitir uma carteirinha de identificação com QR Code. Esse código pode ser fixado na coleira do animal, permitindo que qualquer pessoa, ao escaneá-lo com a câmera do celular, localize o tutor.

Objetivos do sistema
O cadastro foi autorizado pela Lei 15.046/2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e tem como metas principais:

  • Facilitar o controle de zoonoses.
  • Combater o abandono e maus-tratos de animais.
  • Proporcionar mais segurança em transações de compra e venda de pets.

O sistema reunirá informações como identidade, CPF e endereço do tutor, além de detalhes sobre o animal: raça, sexo, idade (real ou estimada), vacinas aplicadas, doenças tratadas ou em tratamento, e o local onde o animal vive. Tutores também deverão atualizar o cadastro em caso de venda, doação ou morte do animal, indicando a causa.

Microchipagem opcional
Se o animal possuir um microchip subcutâneo de identificação, esse dado poderá ser incluído no cadastro. Embora a microchipagem não seja obrigatória, o MMA recomenda o procedimento como forma de aumentar a segurança e o controle.

O microchip é implantado por veterinários sob a pele do animal e contém um código vinculado aos dados do tutor. Para acessar essas informações, é necessário um leitor específico, disponível em clínicas veterinárias.

Cadastro gratuito e sem impostos
Após a aprovação da lei, surgiram rumores sobre a possível criação de impostos para tutores de animais domésticos, como ocorre em alguns países, como a Alemanha. Contudo, a nova legislação não prevê nenhuma cobrança.

“O objetivo no Brasil é melhorar a gestão e o planejamento de ações, sem impor taxas ou sanções. O cadastro será gratuito, e o acesso aos dados será limitado, garantindo a privacidade e a proteção das informações pessoais”, afirmou o governo em comunicado oficial.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Para mais notícias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

The post Cadastro Nacional de Animais Domésticos irá disponibilizar RG para animais de estimação first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.