Aquisição é condicionada à venda das marcas Tá Pronto! e Nutrella
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (17), a compra do grupo de panificação Wickbold pelo grupo mexicano Bimbo.
O processo, iniciado em agosto de 2024, foi autorizado com a condição de venda de duas marcas da Wickbold: Tá Pronto!, na categoria de tortilhas, e Nutrella, panificadora gaúcha.
No parecer da decisão, o Cade explica que a assinatura de um Acordo em Controle de Concentração (ACC) ajuda a garantir a eficácia das medidas antitruste. Segundo o órgão, o compromisso de venda reduz riscos de falhas no processo e evita judicializações, além de preservar o valor dos ativos até que a transferência seja concluída.
A operação também inclui a aquisição da marca Seven Boys, quatro fábricas no Sul e Sudeste do Brasil e dez centros de distribuição. Segundo a compradora, mais de 2,5 mil colaboradores da Wickbold passam a integrar a companhia.
Entre os chamados “remédios” determinados pelo Cade, está a obrigação de o grupo utilizar, por três anos, apenas a marca Rap10 para a categoria de tortilhas.
No Brasil, o Grupo Bimbo já trabalha com agências distintas: desde 2024, as marcas Pullman, Plusvita e Nutrella são atendidas pela Energy BBDO, enquanto Takis, Ana Maria, Rap10 e Crocantíssimo estão sob responsabilidade da David.
Com a fusão, o portfólio do grupo passa a reunir cerca de 40 produtos, reforçando sua presença em pães, bolos e bisnagas, além de marcar a entrada no segmento de panetones. Entre as marcas que se somam à família Bimbo no país estão Do Forno, 5 Zeros, Estar Leve, 100% Nutrição, Sem Glúten e Grão Sabor.
De acordo com o grupo, a aquisição ocorre em um momento de resultados financeiros sólidos. No segundo trimestre de 2025, a Bimbo registrou alta de 9,4% na receita, alcançando 107,5 bilhões de pesos mexicanos (cerca de US$ 5,79 bilhões). A América Latina teve crescimento recorde de 17,4%, atingindo 10,85 bilhões de pesos (US$ 584,9 milhões).
O Brasil foi destacado como um dos principais motores dessa expansão. Em comunicado, a empresa afirmou que os resultados refletem “uma estratégia consistente de inovação, expansão de portfólio e forte conexão com consumidores e clientes locais”.
A companhia ainda acrescentou que a integração das operações “será conduzida de forma gradual e transparente, garantindo continuidade da distribuição e estabilidade para clientes, parceiros e mercado”.
Relembre campanhas de marcas dos grupos:
‘Viva Integralmente’ — Wickbold
Para comemorar seus 85 anos, a campanha contou com ações que reforçaram duas questões centrais para a marca desde a sua fundação, em 1938: a qualidade de vida e o equilíbrio na alimentação.
Agência: Essenza
‘The Best’ — Bimbo
Para reforçar o apoio ao futebol feminino, em 2023, em especial ao time do Barcelona, o filme destaca a trajetória de uma menina que se apaixona pelo esporte.
Agência: Fri.to (digital)
‘Deliciosamente natural. Naturalmente fácil de entender’ — Nutrella
Manu Gavassi foi a protagonista da campanha que reforça os principais atributos da linha e tem como principal objetivo esclarecer aos consumidores o porquê a marca utiliza o selo ‘Todo Natural’.
Agência: DZ Estúdio
‘Rap10ViraTudo’ — Rap 10
Em parceria com o humorista Whindersson Nunes, a campanha promoveu as diversas formas que o consumidor pode desfrutar das tortilhas.
Agência: Live Team e Fri.to (digital)
(Crédito da foto: Divulgação)