A Câmara de Peruíbe, cidade do litoral de São Paulo, aprovou um projeto de lei que reconhece o “grau” (manobras radicais com motos) como uma modalidade esportiva. O projeto regulamenta a prática e permite que a prefeitura organize eventos em vias públicas, mesmo sendo considerada uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O projeto foi apresentado pelo vereador João Pedro de Lara e aprovado por todos os 13 vereadores no dia 6 de novembro. Segundo Lara, a ideia é valorizar o “grau” como esporte e recriação, promovendo um ambiente seguro para os praticantes e para a comunidade, além de afastar os jovens de práticas ilegais e perigosas nas ruas.
Foto: Reprodução / TV Tribuna
O que o projeto prevê?
Com o reconhecimento do “grau” como modalidade esportiva, a lei permite a criação de espaços específicos para essas acrobacias e a realização de eventos oficiais, que podem atrair turistas e movimentar a economia local. Os eventos poderão ser realizados em locais públicos desde que autorizados pela prefeitura, mas serão proibidos em vias sem autorização, de acordo com o CTB.
Pelo CTB, motoristas flagrados fazendo manobras como empinar motos enfrentam penalidades, incluindo multa de R$ 293,47, suspensão da carteira de motorista e retenção do veículo.
Repercussão
Nas redes sociais, o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, disse que “jamais sancionaria um projeto que reconhece o ‘grau’ como modalidade esportiva”. Ele afirmou que seguirá “trabalhando para manter a ordem e a segurança da cidade”, fiscalizando e tomando medidas legais contra práticas desse tipo.
Para acompanhar a atualicação desse caso, fique atento ao site Sorocabanices.
The post Câmara de Peruíbe aprova projeto que reconhece “grau” de moto como modalidade esportiva first appeared on SorocabaniceS.