Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê multas altas por deixar crianças sem supervisão em condomínios

A Câmara dos Deputados avançou na criação de novas regras para reforçar a segurança infantil no Brasil. A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprovou um projeto de lei que estabelece multas elevadas para quem deixar crianças menores de 12 anos desacompanhadas em veículos, áreas comuns ou espaços compartilhados de condomínios. Segundo […]

A Câmara dos Deputados avançou na criação de novas regras para reforçar a segurança infantil no Brasil. A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprovou um projeto de lei que estabelece multas elevadas para quem deixar crianças menores de 12 anos desacompanhadas em veículos, áreas comuns ou espaços compartilhados de condomínios.

Segundo o texto aprovado, as multas vão de 5 a 20 salários mínimos, o equivalente a R$ 7.060 a R$ 28.240. As penalidades podem ser aplicadas em situações como:

  • Parquinhos
  • Corredores e elevadores
  • Piscinas
  • Quadras esportivas

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também prevê multa de 3 a 10 salários mínimos para síndicos que não fixarem, de forma visível, informações sobre faixa etária e regras de uso dos espaços comuns do condomínio.

O texto aprovado é um substitutivo da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) aos projetos PL 4309/20 e PL 237/21, ajustando a redação e alinhando o conteúdo às normas do ECA.

Próximos passos
O projeto segue agora para análise da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para se tornar lei, ainda precisa ser aprovado no Plenário da Câmara e, posteriormente, no Senado.

The post Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê multas altas por deixar crianças sem supervisão em condomínios first appeared on SorocabaniceS.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.