Catarinense lança rebranding completo da sua marca

A Catarinense anuncia seu rebranding como marco de uma nova fase estratégica. A mudança envolve a modernização da identidade visual, a retirada do termo “Pharma” da assinatura oficial e um novo posicionamento de marca voltado à ampliação do diálogo com o consumidor final. O movimento sinaliza a transformação de uma empresa que se consolida como […]

A Catarinense anuncia seu rebranding como marco de uma nova fase estratégica. A mudança envolve a modernização da identidade visual, a retirada do termo “Pharma” da assinatura oficial e um novo posicionamento de marca voltado à ampliação do diálogo com o consumidor final.

O movimento sinaliza a transformação de uma empresa que se consolida como referência nacional em saúde, prevenção e bem-estar, e projeta dobrar de tamanho até 2029, alcançando faturamento de até R$ 1 bilhão.

A nova identidade reflete o amadurecimento da marca ao longo das últimas décadas. A Catarinense assume um posicionamento mais abrangente, que vai além do universo médico e farmacêutico e amplia o diálogo com o consumidor final, sem perder sua relação histórica com farmácias, prescritores e distribuidores.

“Essa marca é como um brasão da nossa família. Está conosco há 80 anos. Ela representa a história construída ao longo de quatro gerações, com muito trabalho, cuidado e respeito ao nosso propósito. Ao mesmo tempo, carrega a responsabilidade de sustentar nosso futuro, porque estamos vivendo um momento de expansão e transformação muito consistentes”, afirma Alexandre Bornschein Silva, presidente da Catarinense.

O projeto de rebranding foi conduzido pela agência anacouto, referência nacional em branding, e responsável por iniciativas semelhantes em marcas como Natura, CBF, Brastemp, Raízen e Cosan. A nova identidade visual traz um tom de azul mais vibrante, tipografia modernizada e um layout que comunica proximidade, solidez e contemporaneidade. A tagline oficial, agora “Catarinense. A fonte da saúde do Brasil”, se apropria do propósito da empresa e reposiciona como elemento central da marca. A ideia de “fonte” carrega duplo significado: como origem e como recurso que nutre e sustenta.

“A nova marca expressa o que a Catarinense já representa na prática para milhares de brasileiros, como confiança, cuidado e presença constante no dia a dia. O trabalho de branding trouxe à tona o que há de mais forte na essência da empresa, com um olhar claro para o futuro”, afirma Ana Couto, CEO da agência.

Embora o rebranding represente uma mudança de marca e de linguagem, não se trata de uma ruptura com o passado. A empresa continua conectada aos profissionais de saúde, aos distribuidores e ao canal farma, com quem construiu uma relação sólida ao longo de décadas. O objetivo é ampliar o reconhecimento de suas marcas para sustentar um crescimento planejado, aumentar a percepção de valor e aprofundar o relacionamento com os diferentes públicos.

“O rebranding é uma ferramenta de evolução, não de descaracterização. Seguimos comprometidos com nossos parceiros e com o canal farma, que são parte fundamental da nossa história. Ao mesmo tempo, queremos que o consumidor final reconheça na Catarinense uma aliada cotidiana em sua jornada de saúde e bem-estar”, afirma o presidente.

Crescimento sustentado por inovação
A reformulação da marca acompanha uma fase de expansão consistente da Catarinense. A meta de dobrar de faturamento será sustentada por um portfólio cada vez mais amplo, inovação constante e o fortalecimento da presença da marca junto ao consumidor final. Nos últimos anos, o número de colaboradores mais que dobrou, ultrapassando 660 empregos diretos entre a sede em Joinville (SC) e a unidade em Aparecida de Goiânia (GO). A companhia também tem acelerado o ritmo de lançamentos: foram mais de 20 novos produtos apenas em 2025, com a expectativa de que 35% da receita projetada até 2029 venha de novos itens.

Essas iniciativas reforçam a estratégia da Catarinense de responder às mudanças no comportamento de consumo com soluções práticas, acessíveis e eficazes. “A definição de saúde mudou. Hoje, envolve viver bem, com equilíbrio e autonomia. A Catarinense vem evoluindo junto com esse conceito, entregando produtos que vão da prevenção ao cuidado, respeitando as necessidades das famílias brasileiras”, complementa Bornschein.

 

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