Todo ano o ranking da Kantar é um dos mais aguardados, não é mesmo? Afinal de contas, é nele que conseguimos saber quem são as mais valiosas do mundo. A 20ª edição do Brandz Most Valuable Global Brands saiu e trouxe no topo da lista a Apple.
Na nova lista tivemos o valor total do ranking com um novo recorde: 10,7 trilhões de dólares, valor 29% a mais do que tivemos em 2024. Desde a primeira lista da Kantar, em 2006, este ranking cresceu 150%.
“Mesmo em tempos de crise econômica, as marcas mais valiosas do mundo superaram consistentemente o S&P 500 e o MSCI World Index por 20 anos. Esta é uma prova irrefutável do valor do marketing. Uma marca é o ativo mais valioso de uma empresa, e a última coisa que as empresas devem fazer em resposta a crises de mercado é cortar investimentos em marketing”, comentou Silvia Clemente, Diretora de Unidade de Negócios de Marca e Criação da Kantar Insights Espanha, segundo informações do Marketing Directo.
Apple é líder do ranking da Kantar por quatro anos consecutivos
Já são quatro anos que a Apple aparece no topo do ranking. Desta vez, o valor estimado da empresa é de 1,3 trilhão de dólares, representando um crescimento de 12% no total das 100 marcas. Além disso, a marca é a única que teve seu valor acima de um trilhão de dólares.
Na edição de 2025 do Brandz Most Valuable Global Brands, temos uma nova marca: o ChatGPT, que apareceu na 60ª posição.
“A ascensão espetacular da ChatGPT mostra como uma marca pode influenciar a sociedade a ponto de mudar nossa vida cotidiana”, disse Naroa Marcos, diretora de marca e unidade de negócios criativa da Kantar Insights Espanha. “Mas com a competição da IA se acelerando, manter a liderança exigirá investimento contínuo em branding”, finalizou.
Se olharmos por categoria, temos o seguinte resultado, segundo a análise do Marketing Directo:
- O varejo continua crescendo (+48%), com o comércio eletrônico e as marcas próprias liderando o valor em contextos inflacionários;
- Redes sociais como Instagram (+101%) e TikTok (+25%) confirmam seu papel como impulsionadoras de consumo, influência e vendas;
- Moda (0%), alimentação (-1%) e cuidados pessoais (-5%) estão estagnados, embora marcas como Uniqlo, Dove e Coca-Cola se destaquem de seus concorrentes;
- Álcool (-11%) perde valor devido às mudanças nos hábitos de consumo das novas gerações;
- O setor de luxo, após anos de crescimento, deverá cair 2% em 2025, em parte devido à desaceleração do consumo conspícuo na China.
O que podemos aprender com este novo relatório é que marcas que investem em experiências, como é o caso da Apple, estão se destacando cada vez mais.
Foto: Unsplash
O post ChatGPT estreia na lista de marca mais valorizadas do mundo; Apple é a primeira apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.