Coca-Cola revisa contrato de mídia e coloca WPP contra Publicis

A Coca-Cola escolheu a WPP, agência atual, e o Groupe Publicis como finalistas em uma revisão confidencial sobre sua conta de mídia nos Estados Unidos, segundo a ADWEEK. A WPP está com a conta desde 2021, quando venceu a disputa pelo contrato global da Coca-Cola e criou uma equipe chamada OpenX para cuidar de sua […]

A Coca-Cola escolheu a WPP, agência atual, e o Groupe Publicis como finalistas em uma revisão confidencial sobre sua conta de mídia nos Estados Unidos, segundo a ADWEEK.

A WPP está com a conta desde 2021, quando venceu a disputa pelo contrato global da Coca-Cola e criou uma equipe chamada OpenX para cuidar de sua conta de aproximadamente US$ 4 bilhões. A Publicis ficou em 2º lugar naquela disputa. A vitória deu à OpenX a responsabilidade sobre o portfólio da Coca-Cola em mais de 200 países e territórios, incluindo as áreas de mídia, criação e produção.

Na mesma época, a Dentsu também foi contratada como parceira de mídia para ajudar em mercados selecionados na Ásia. Além disso, a Coca-Cola montou um “portfólio estratégico aberto” que, na época, afirmou que representaria um terço de todo o trabalho de marketing da empresa e incluía agências da Publicis e da IPG. A WPP e a Publicis não comentaram sobre a revisão que está em andamento.

Maior parte do trabalho da WPP com a Coca-Cola está em criação e produção. A COMvergence estima que o gasto com mídia nos EUA pela Coca-Cola em 2024 seja de US$ 785 milhões, um aumento em relação aos US$ 610 milhões de 2023.

Apesar disso, a possível perda do contrato chega em um momento difícil para a WPP, que não cumpriu as expectativas dos analistas em seu último relatório de lucros, em fevereiro, quando previu uma queda de até 2% na receita para 2025. O CEO Mark Read disse à ADWEEK que estava apostando em uma recuperação da rede de mídia GroupM para melhorar a situação da holding.

De acordo com o seu relatório enviado à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), a Coca-Cola gastou US$ 5,15 bilhões em publicidade no mundo todo em 2024, um aumento em relação aos US$ 5 bilhões de 2023 e US$ 4,32 bilhões de 2022.

A Coca-Cola teve uma receita líquida de US$ 47,1 bilhões em 2024, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, e espera crescer de 5% a 6% em 2025.

Durante uma reunião com analistas em fevereiro, o CEO da Coca-Cola, James Quincey, afirmou que a empresa viu “resultados concretos” de seus esforços de marketing, com as vendas no varejo da marca Coca-Cola crescendo US$ 40 bilhões nos últimos três anos. Ele destacou que a empresa planeja investir mais ainda no futuro.

“Vamos investir em marketing e nas operações”, disse ele.

Foto: Pexels

Fonte: AdWeek

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