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O ano de 2024 marcou uma grande virada no uso do Reddit. Com as mudanças nos algoritmos do Google, seu conteúdo passou a ser mais valorizado. A explicação é muito simples, o conteúdo é totalmente humano.
Devido ao aumento de acessos e da sua popularidade, muitas marcas estão usando a plataforma para atingir seu mercado-alvo. Principalmente, porque há usuários do Reddit que não usam outros aplicativos de mídia social.
Não há dúvida de que essa alternativa é vantajosa, mas, é preciso cautela. O foco deve ser a experiência do usuário e favorecimento de perspectivas reais sobre o produto ou serviço, já que seus usuários são engajados, experientes em tecnologia e abertos ao aprendizado.
Saiba mais sobre como usar o Reddit para marketing e impulsione sua marca.
Reddit para marketing orgânico
Diferentemente de outras redes, nessa plataforma tem a obrigação de serem relevantes. Não há a possibilidade de simplesmente criar uma conta e sair publicando no feed. É preciso participar de uma comunidade no seu nicho e interagir com o público em um tópico relacionado.
No Reddit para marketing orgânico a otimização de conteúdo é ainda mais importante. Todo conteúdo precisa ser útil e envolvente. O foco é criar um material altamente com alto nível de compartilhamento e interação.
Uma boa técnica é criar um ambiente propício para que os usuários possam fazer perguntas. O Ask Me Anything possibilita falar sobre a marca de maneira leve e, aparentemente, menos comercial.
Ou, criar um subreddit de suporte. No entanto, para ambas alternativas, o monitoramento constante é fundamental para que nenhum consumidor fique sem resposta.
Outra opção é criar um subreddit para sua marca, permitindo que os usuários deixem suas opiniões sobre o serviço ou produto. Além do marketing indireto, essa alternativa possibilita realizar pesquisas de mercado e encontrar formadores de opinião e testadores para o produto.
Reddit para marketing pago
Em relação à publicidade e anúncios pagos, há basicamente dois tipos: os anúncios de aquisição e postagens promovidas.
No primeiro caso, há vários pacotes de anúncios take over, ou seja, se assume subreddits específicos, como categorias, no site todo, entre outros. Geralmente, os pacotes são compostos por uma postagem, um banner superior e um anúncio na categoria tendências.
Já as postagens promovidas seguem um padrão mais comum nas mídias sociais, sendo publicações regulares sinalizadas como “promovido”. Dentre os tipos mais comuns estão: anúncios de formato livre, em imagem, em vídeo, carrossel, conversão (anúncio exclusivo do Reddit), de produtos e o AMA (Ask me Anything).
Nessa estratégia de usar o Reddit para marketing é preciso ser mais autêntico do que vendedor. O foco é apresentar a marca e gerar engajamento.
Ao contrário de outras plataformas, o Reddit possui menos opções de segmentação. Porém, os subreddits (usuários), são altamente engajados. Se o conteúdo realmente for relevante e envolvente, será fácil alcançá-los.
Os anúncios pagos estão diretamente relacionados aos objetivos que querem ser alcançados, assim há anúncios e estruturas específicas de pagamento e lance. Por exemplo, conscientização de marca, conversão, tráfego, visualizações ou instalação de aplicativos.
Melhores estratégias para usar o Reddit
Imagem do Freepik no Freepik
Usar o Reddit para marketing é vantajoso para sua marca quando se conhece inteiramente a plataforma, principalmente para não ser punido tentando comercializar um produto.
Estude as regras, entenda sua comunidade e as siglas usadas. Ainda mais agora que a Reddit aposta no Brasil e em outros mercados para crescer. A maioria dos subreddits tem uma barra lateral contendo essas informações.
A partir disso, seja intencional e calculista:
Uso das palavras-chave
Busque por palavras-chave do seu setor para interagir em subreddits que o público-alvo frequenta. Nessa busca você pode ver publicações, comunidades e os assuntos que as pessoas costumam publicar relacionados ao tema.
Após encontrar a comunidade é preciso astúcia nas publicações para que os redditors sejam engajados aos seus posts.
Apenas quando tiver estabelecido um histórico e construído sua reputação na plataforma é que você pode citar a marca. Porém, lembre-se que os usuários não gostam de propagandas, é preciso ser direto e autêntico ajudando o consumidor no seu processo de decisão.
Apenas no caso da sua marca já ter sido mencionada em algum subreddit, é que você pode agir imediatamente. Mesmo assim, o conteúdo a ser publicado obrigatoriamente deve ser útil.
Seja genuíno e transparente
Como comentei, o Reddit para marketing é diferente de outras redes sociais. A maioria dos usuários é anônima e se envolve com comunidades que considera mais interessantes.
Dessa forma, a marca tem mais liberdade para inovar, podendo ser engraçada e irreverente, usando linguagem casual e menos comercial.
A dinâmica da plataforma requer autenticidade e publicações de primeira mão. Evite propagandas. O marketing velado rapidamente pode ser excluído quando identificado.
Como os usuários são céticos com grandes empresas, empreendedores e empresas de pequeno porte podem colher maiores vantagens usando o Reddit para marketing.
Atenção aos feedbacks
Imagem de Freepik
O público dessa plataforma é bastante criterioso e exigente. Por isso, use as funcionalidades para criar um ambiente disponível e facilitador para o usuário.
É muito comum que as primeiras publicações não tenham o resultado esperado. Ou, até mesmo, podem ser completamente rejeitadas.
Esse é um processo natural. Por isso, é importante ouvir o usuário, aprender, e melhorar para que os próximos conteúdos tenham a repercussão esperada.
O Reddit para marketing é vantajoso para marcas quando há conhecimento da plataforma e tudo que ela pode proporcionar. Se está com pressa, opte por anúncios pagos, mas mantenha uma estratégia para impulsionar o tráfego orgânico.
No mais, se divirta. Lembre-se que o Reddit é uma plataforma particular e se difere das demais. Aproveite para inovar no marketing e criar um ambiente leve e descontraído para criar uma relação natural com o público-alvo.
Como inserir naturalmente um link da sua marca no Reddit
Para melhor estratégia de conteúdo, inserir seus links naturalmente é essencial. Além de agregar mais conhecimento aos leitores, eles vão conhecer seu portal e saber que lá podem encontrar conteúdos relevantes.
Mas, se inseridas de forma forçada, o efeito será contrário, já que esse tipo de ação não costuma render cliques. Afinal, é nítido que seu texto âncora esteja falando com o público errado. Além disso, os usuários do Reddit vão denunciar seu post, já que a comunidade não é tolerante a essa abordagem.
Saiba que inserir backlinks naturalmente não é um bicho de sete cabeças. Mas, em caso de dúvidas, o melhor é contar com ajuda de especialistas. Existem muitas agências que realizam esse tipo de trabalho, inclusive no Reddit.
A nossa equipe é especialista em ações de link building, onde temos um time de redatores SEO envolvido. Criamos conteúdos para diversos nichos e parceiros de guest post. Com isso, temos prática na inserção de links naturalmente.
Ou seja, para que nossos clientes tenham resultados satisfatórios, a equipe de redação precisa se atentar em criar conteúdos dentro do nicho do portal, mas que atenda o nicho dos backlinks também.
Essa é uma tática que funciona bem no Reddit, claro, após seguir os passos já informados acima, que é de construir sua presença na plataforma e não ser punido por fazer postagens comerciais. Veja como é possível inserir links naturalmente, atendendo a plataforma.
Exemplo de inserção de link naturalmente
Abaixo, um dos conteúdos escritos pela nossa equipe, em que você pode observar o nicho do portal e também o texto âncora encaixado naturalmente:
O nicho do portal parceiro é “streaming”, enquanto o do nosso cliente é “edição de vídeos”. Perceba que nosso redator criou um conteúdo relevante ao portal e inseriu naturalmente o link do cliente.
Além de atender ao que o cliente pediu, contribuiu também com os leitores do portal, já que ofereceu uma solução.
Então, agora você sabe como usar o Reddit para suas ações de marketing. Se precisar de ajuda de especialistas em conteúdo, busque por profissionais renomados.
Foto do topo: Pexels
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