Inúmeras técnicas são usadas por profissionais de marketing para criar um convite irresistível. Diariamente, diversos usuários são motivados a fazer atividades específicas, como, por exemplo, baixar um material.
As chamadas para ação são estratégias amplamente usadas para aumentar as conversões, gerar leads e vendas.
Com todos esses benefícios, você deve estar se perguntando como criar CTAs relevantes para seu público. São esses truques que irei te ensinar nesse conteúdo.
Como criar CTAs que sejam persuasivas
O famoso Call to Action, é uma estratégia do marketing digital usado na otimização de conteúdo. Essa abordagem convence o público a realizar determinada ação. Para que isso aconteça, é preciso aplicar algumas técnicas que tornam as CTAs persuasivas.
Separei 5 truques para escrever chamadas de ação profissionais:
1. CTA deve ser personalizada para seu público
Uma das melhores maneiras para que as CTAs cumpram seu objetivo é adaptá-las para corresponder às necessidades ou hábitos de seu público.
Segmente o público para desenvolver as chamadas de ação. Para cada opção de clique, o usuário deve ser direcionado para uma página de conversão que já possua certos filtros. Isso torna a experiência personalizada e apropriada para a compra.
Bons exemplos são usar “para ela” ou “para ele” para que as buscas sejam direcionadas e simples. Tudo irá depender do tipo de produto ofertado. Uma loja de vestuário, por exemplo, pode usar termos como “casual”, “social”, “esportivo”, entre outros.
Quanto mais rápido seus CTAs encaminharem o público para o que ele realmente quer consumir, maior é a taxa de conversão.
2. Demonstre emoção e empatia
Imagem de Buro Millennial no Pexels
Para que uma conversão aconteça, é preciso despertar a sensação de pertencimento. Os clientes precisam sentir que estão sendo vistos e compreendidos.
Dessa forma, analise profundamente seu público para entender o que eles mais compram e os motivos que os fazem adquirir tais insumos. Descobrir a motivação permite criar CTAs como respostas para essas questões.
Foque em encontrar histórias reais e apresentá-las para criar maior conexão entre as pessoas. Use essa estratégia para criar uma rede de pessoas que possuem as mesmas dores.
A empatia não é apenas entender o problema, mas demonstrar que a pessoa não está sozinha.
A chamada de ação deve vir como um solucionador para a questão. Como uma resposta que demonstra que a sua empresa está sendo solidária ao público.
3. Tenha uma pré chamada para ação
As melhores práticas sugerem limitar a chamada de ação para três ou quatro palavras, apenas. Por isso, ter uma frase curta que antecipe onde o consumidor deve clicar, aumenta a persuasão.
A frase precisa ser curta e estar logo antes das CTAs finais. Para criar um fator motivacional, a voz, o tom e as táticas usadas devem ser condizentes com a chamada de ação.
Adicione um toque de emoção usando linguagem emocional, ao mesmo tempo, crie um toque de mistério e imaginação.
Revise todo o conteúdo já que a chamada de ação precisa ser condizente com o resto de todo o texto.
4. Instigue a necessidade de urgência
Um dos grandes clichês do marketing, mas que realmente funciona, é despertar a necessidade de urgência.
Bons CTAs são curtos e diretos. Despertam a sensação de que, se você não clicar, irá perder uma grande oportunidade.
O fear of missing out, ou FOMO, é um fenômeno psicológico que descreve o medo ou ansiedade de perder algo que as outras pessoas estão experimentando. Esse senso de urgência é melhor usado quando há um prazo estipulado, como a imagem de um cronômetro ou contagem regressiva.
A abordagem funciona muito bem para que o usuário realize testes gratuitos, serviços de assinatura ou efetue a compra de carrinhos abandonados.
Use a estratégia emocional para mostrar como outros clientes estão felizes e satisfeitos em estarem aproveitando essa grande oportunidade. O senso de pertencimento fará com que novos clientes também queiram participar.
5. Ser explícito, em alguns casos, pode funcionar
Imagem de wayhomestudio no Freepik
Um tom de mistério e suspense pode aguçar o CTAs e fazer com que o público acesse o que você deseja. No entanto, o que muita gente não sabe é que a clareza também é uma chamada persuasiva e válida.
Quanto mais específico, maior será a confiança. Um CTA que coloque um percentual, como por exemplo, “Clique aqui para reduzir seus custos em 40%”, é muito mais atrativo do que apenas “clique aqui para reduzir seus custos”.
Sei que está pensando em como fazer isso já que chamada precisa ser curta. Ao usar a abordagem de explicação, é permitido que as chamadas para ação sejam um pouco maiores.
Como criamos CTAs que dão retorno positivo aos nossos clientes
Você viu acima que não é complicado criar CTAs que instiguem os leitores a clicarem nelas. Mas, é importante seguir algumas dicas de profissionais experientes para obter um bom retorno nos cliques.
Existem muitas maneiras de formar uma frase chamativa e convidativa. Porém, basta um pequeno erro e sua página ficará marcada negativamente pelo usuário.
Em nossa experiência, avaliar o público-alvo é um fator importantíssimo. Afinal, você precisa convencê-lo a clicar na sua call to action, não é mesmo?
Nós trabalhamos com clientes de vários nichos, criando conteúdos para estratégias de link building e para o próprio portal de cada um deles. Assim sendo, o primeiro passo é fazer uma análise desse site e passar para a equipe de redação um briefing mais focado neste portal.
Com isso, nossa equipe de redatores estará apta para desenvolver uma CTA altamente clicável. Veja alguns exemplos:
Exemplo 1:
Trabalhamos, inclusive, com a criação de conteúdos internos para o portal SeguroAuto.org. Como o foco era atrair leitores interessados em sanar dúvidas sobre o seguro de veículos e, assim, levá-los a fazer uma cotação no site, as CTAs eram essenciais. Então, a nossa equipe inseriu diferentes chamadas para ação nos conteúdos do portal, como:
Imagem: SeguroAuto.org
Acima, apenas um exemplo das diversas call to action criadas pela nossa equipe, que ganhou cliques para o formulário de cotação do cliente.
Exemplo 2:
Para o nosso cliente do nicho de seguro de viagem, inserimos as CTAs de forma natural no conteúdo. Assim, o portal pode receber muitos cliques para o formulário de cotação.
Imagem: SeguroViagem.org
Além disso, também contamos com uma equipe de programadores que criou a caixa ao lado de simulação, com uma chamada bem atrativa.
Exemplo 3:
Abaixo, um exemplo de como inserimos, naturalmente, a CTA em conteúdo produzido para estratégias de link building:
Imagem: TecMundo
Como você pode perceber, as CTAs não são usadas somente em conteúdos internos. A nossa equipe, conforme a solicitação de cada cliente, também insere as chamadas para ação em guests posts. Isso gera resultados para os clientes que querem vender ou atrair leads para seu portal.
Então, agora que você já sabe quais são os truques para criar CTAs atrativas e capazes de converter, como tem criado as suas? Se tiver dificuldades, conte conosco para ajudarmos a fazer com que seus visitantes cliquem onde é esperado.
Foto do topo: Freepik
O post Coluna Guilherme da Luz | CTAs: aprenda truques que profissionais usam para escrever chamadas para ação apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.