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Coluna Guilherme da Luz | Entender o comportamento do usuário impulsiona estratégias de Marketing de Conteúdo

De maneira ampla, entender as necessidades, desejos e hábitos, possibilita a criação de conteúdos personalizados e realmente interessantes para o público-alvo. Além de estreitar os laços, aproximar e fidelizar os usuários, quando os conteúdos são criados com base em seus comportamentos, há maior identificação e engajamento. Quer criar conteúdos de qualidade e aumentar os acessos? […]

De maneira ampla, entender as necessidades, desejos e hábitos, possibilita a criação de conteúdos personalizados e realmente interessantes para o público-alvo.

Além de estreitar os laços, aproximar e fidelizar os usuários, quando os conteúdos são criados com base em seus comportamentos, há maior identificação e engajamento.

Quer criar conteúdos de qualidade e aumentar os acessos? Descubra por que entender o comportamento do usuário é tão importante e como identificar pontos relevantes, com as estratégias já aplicadas pela nossa equipe.

Por que entender o comportamento do usuário é importante para o marketing de conteúdo?

Ao pensar na criação de conteúdos somos automaticamente direcionados as ferramentas e técnicas para a otimização de conteúdo para mecanismos de busca.

Obviamente que a otimização para buscadores é, e sempre será, muito importante para as estratégias de marketing de conteúdo.

No entanto, quem acessa o material criado, sempre serão pessoas. Elas devem ser o foco do negócio. Por isso, a qualidade e relevância do material são a chave para potencializar os acessos.

Dentro do universo da criação de conteúdo, as estratégias de marketing e de SEO precisam andar lado a lado. Entender porque houve interesse repentino por determinado termo ajuda as empresas a se adaptar às possíveis novas necessidades do seu público-alvo.

O comportamento do usuário compreende todas as ações realizadas em um site. É uma espécie de rastreamento para entender onde há cliques, como rolam a página, pontos de interesse e desinteresse.

Dessa forma, esse rastreamento contribui com o marketing de conteúdo porque:

  • oportuniza a identificação de ideias e insights reais sobre o que o usuário está interessado ou buscando;
  • identifica itens que prendem a atenção e quais precisam ser melhorados;
  • confere o desempenho da página, conteúdo ou seções específicas.

A partir do momento em que as estratégias de marketing de conteúdo têm como base o comportamento do consumidor, há maior retorno financeiro.

Ferramentas para entender o comportamento do usuário

Ferramentas para entender o comportamento do usuário

Imagem de freepik no Freepik

Para o marketing de conteúdo, entender o comportamento do usuário leva em conta a coleta, análise e combinação de dados.

Assim sendo, para entender em profundidade o comportamento do consumidor, algumas ferramentas são usadas para analisar mapas de calor e pesquisas corriqueiras.

Os mapas de calor apresentam pontos onde os usuários passam mais tempo ou estão clicando com frequência. Contribuem para identificar onde adicionar botões, chamadas para ação e outros tipos de interação e engajamento.

Já as pesquisas no site apontam o que sua persona tem buscado, auxiliando no entendimento do que está funcionando, e contribui na criação de novos conteúdos a serem publicados.

Analisando o comportamento do usuário na prática

Embora pareça algo muito complexo, analisar o comportamento do usuário pode ser feito de maneira muito simples. Basicamente, consiste no uso das ferramentas de rastreamento para entender motivadores, barreiras e gatilhos de conversão.

Por que as pessoas acessam minha página?

O primeiro ponto da análise para o marketing de conteúdo é entender o que faz os usuários visitarem sua página. Geralmente os acessos são realizados por pessoas que estão apenas navegando, pelas que têm intenção de comprar e quem está indeciso sobre a compra.

Por isso, o conteúdo publicado precisa ser variado, explicativo e com gatilhos para transformar usuários de passagem em compradores em potencial.

Uma boa estratégia que usamos é analisar as fontes originárias desse tráfego. Ou seja, os usuários estão acessando a página pelo tráfego orgânico, pelas redes sociais ou por publicações pagas?

Essa dimensão permite direcionar os investimentos e esforços em estratégias de marketing de conteúdo que trarão potenciais resultados.

Dependendo do tipo de conteúdo ou do site, você pode adicionar questionamentos diretos para entender esse comportamento como:

  • Qual o motivo da sua visita?
  • Como ficou sabendo de nós?
  • Quais são seus objetivos?

O que faz as pessoas abandonarem o conteúdo?

Essa é a hora de entender os pontos de dor do usuário. Esse tópico é bem variado, indo desde títulos muito grandes, fonte inadequada até problemas de carregamento.

Para verificar, acesse sua página como um usuário normal e foque na identificação de problemas. Assim, é possível  elaborar estratégias mais exatas a cada um de nossos clientes.

O mapa de calor também contribui para essa análise, principalmente para entender o que o usuário estava lendo ou observando antes de deixar a página.

Foque na conversão

 

Foque na conversão

Imagem de firmbee.com no Unsplash

Essa é a etapa final para entender o comportamento do usuário. É a hora de juntar os dados posteriores e criar novas estratégias de conversão.

Observamos quais conteúdos tiveram maior aceitação e quais foram as interações com itens persuasivos como banners e botões clicáveis.

Além disso, você pode fazer pesquisas com o próprio usuário para diagnosticar como foi sua experiência. Então, replicar os tópicos que obtiveram maior sucesso.

Como evitar o aumento nos índices de taxa de rejeição?

Nas dicas acima, você já conferiu diferentes formas de evitar o aumento da taxa de rejeição. Além delas, para não correr o risco de o usuário acessar a sua página após uma busca no Google e sair rapidamente, crie conteúdos que entreguem o que o leitor procura.

Mas, como saber se o seu post está suprindo essa necessidade? Basta manter o conteúdo com foco no tema. Ou seja, se criar um tema sobre “Como recuperar imagens deletadas no celular”, responda as dúvidas do leitor logo no início. Dê dicas e mostre as vantagens do seu produto ou serviço logo após.

Nada de “encher linguiça” e deixar para sanar as dúvidas ao final. Se o usuário não encontrar o que busca, facilmente vai sair da sua página em segundos. Entenda que se ele chegou até seu conteúdo ao buscar sobre “X” assunto, ele vai querer saber exatamente sobre isso.

Além disso, insira as técnicas de SEO, como palavras-chave relevantes, especialmente as de long tail, links que complementam a leitura, separe os subtítulos, mantendo um máximo de 300 palavras entre eles e use H3 e bullets points. Ou seja, torne seu conteúdo atrativo de ler.

Essas são algumas das inserções que fazemos nos conteúdos de nossos clientes e eles conseguem um bom resultado.

Exemplo prático

Veja um exemplo de um conteúdo bem elaborado pela nossa equipe e que rendeu muitos acessos:

Como evitar o aumento nos índices de taxa de rejeição?

Imagem: Segs

Na imagem acima você pode notar que dividimos bem o conteúdo entre o H2 e H3, inserimos naturalmente o link do nosso cliente no portal do nosso parceiro e também um link que complementa a leitura. Além disso, sanamos a dúvida do leitor e deixamos uma imagem real. Ou seja, esse conteúdo está visivelmente atraente e bem estruturado, atendendo às estratégias de Marketing de Conteúdo.

Lembre-se que entender seu usuário é primordial para estreitar relações e fazer com que a experiência seja satisfatória. Ao entregar o que o usuário busca, o site verá um real crescimento no acesso à suas publicações.

Uma dica de ouro é contratar uma agência de marketing, com conhecimento especializado para criar estratégias direcionadas capazes de garantir o verdadeiro sucesso.

Foto do topo: Freepik

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