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Coluna Guilherme da Luz | Marketing Raiz: vantagens e como colocar o cliente ideal como prioridade

Marketing raiz é uma técnica, como o próprio nome sugere, que dá retorno aos fundamentos primordiais das estratégias de venda. Tem o intuito de analisar o mercado, entender as necessidades e desejos dos consumidores para, então, elaborar planos para alcançar objetivos traçados pela companhia. Ter o cliente ideal como prioridade traz como vantagem a obtenção […]

Marketing raiz é uma técnica, como o próprio nome sugere, que dá retorno aos fundamentos primordiais das estratégias de venda. Tem o intuito de analisar o mercado, entender as necessidades e desejos dos consumidores para, então, elaborar planos para alcançar objetivos traçados pela companhia.

Ter o cliente ideal como prioridade traz como vantagem a obtenção de resultados melhores e mais lucrativos.

Garanta todas as vantagens do marketing raiz e coloque o cliente ideal como prioridade. Confira nossas recomendações!

Marketing raiz e o cliente ideal

O marketing é o caminho para que a empresa consiga se comunicar com seu público. Através de estratégias condizentes, é possível conquistar uma lista de leads qualificados que se tornarão clientes fiéis.

O perfil de cliente ideal consiste em uma descrição representativa dos perfis ideias de pessoas ou organizações que tirarão maior proveito dos produtos ou serviços da sua empresa.

Identificar esse público garante maior segmentação de mercado, retorno comercial alto e fidelização de clientes. Além disso, empresas que atuam no estilo B2B tem mais vantagens ao usar o modelo de marketing raiz com foco no cliente ideal.

As vantagens de priorizar o cliente ideal

As vantagens de priorizar o cliente ideal

Imagem de Freepik no Freepik

Quando falo sobre colocar o cliente ideal como uma prioridade, significa direcionar os esforços para atender necessidades e expectativas específicas.

As estratégias de marketing raiz que visam essas demandas trazem vantagens, como:

  • Fidelização dos clientes: ao entender seu público as experiências são mais satisfatórias, fazendo com que esses compradores se tornem clientes fiéis que geram receitas recorrentes. Também aumenta as vendas, uma vez que clientes satisfeitos tendem a indicar sua marca para outras pessoas;
  • Melhor reputação e fatia de mercado: oferecer produtos e serviços focados no cliente ideal oportuniza a construção de uma reputação positiva e fortalecimento da marca;
  • Otimização de recursos: como existe um consumidor ideal, todos os investimentos são adequadamente direcionados para as estratégias de marketing raiz. Essa prática garante melhores resultados e evita que desperdícios ocorram;
  • Diferenciais competitivos: direcionando os esforços ao cliente ideal, a experiência de compra é personalizada superando as expectativas criadas. Faz com que sua marca se destaque no mercado e conquiste a preferência dos clientes.

Quanto mais usar o marketing raiz para conhecer o público ideal, maiores serão os insights obtidos para aprimorar produtos e serviços.

Além disso, essa estratégia não traz apenas vantagens do ponto de vista de presença de mercado. É uma abordagem que oportuniza a criação de produtos ou serviços complementares que proporcionarão o aumento do ticket médio de compras.

Colocando o cliente ideal como prioridade

É claro que, para colher todos os benefícios do marketing raiz, algumas técnicas simples precisam ser usadas para identificar e definir seu cliente ideal.

Mesmo que seja um perfil idealizado, a representação deve corresponder aos dados reais de seus clientes. O primeiro ponto são os atributos a serem considerados. Por exemplo, o modelo de negócio, receita estimada, região geográfica, número de parceiros, tamanho da empresa, entre outros.

Conhecer os clientes só acontece quando uma pesquisa aprofundada é realizada. Assim, é preciso:

Criar o perfil do cliente ideal

Criar o perfil do cliente ideal

Imagem de Khwanchai Phanthong no Pexels

Para entender um público específico é preciso conhecer suas características, dores e necessidades. Evite uma abordagem superficial e mergulhe de cabeça para encontrar o cerne do problema.

Faça pesquisas para reconhecer a jornada de consumo para que as estratégias de marketing raiz sejam condizentes e tragam melhores resultados.

Com base nos dados levantados, procure por padrões e divida os clientes em grupos distintos. Uma segmentação detalhada melhora o posicionamento e suporte.

Por ser uma estrutura muito usada no marketing B2B, entenda a estrutura organizacional e o processo de compras. Identifique as partes interessadas e seus hábitos de compra, o que consideram valor agregado, quais pontos problemáticos, como se comunicam, entre outros.

Esse entendimento favorece a definição e entrega de soluções que atendam as expectativas do cliente. O cliente satisfeito, por sua vez, garante sucesso ao projeto e as ações traçadas.

Aproveite esse mapeamento para analisar concorrentes e parceiros em potencial. Descubra oportunidades inexploradas que podem ser aproveitadas pela sua organização.

Personalize a comunicação e ofereça experiências memoráveis

Após delimitar o cliente ideal, é hora de estipular os meios de chegar até ele. Identifique quais canais de comunicação são mais adequados ou usados com maior frequência.

Outro ponto, é personalizar as mensagens de acordo com o interesse, comportamento e estágio da compra. Todos os conteúdos precisam ser relevantes, resolver problemas ou responder às dúvidas que o cliente ideal possui.

Nesse sentido, oferecer conteúdo para um cliente ideal consiste na criação de materiais como ebooks, webinars, e-mail marketing, programas de fidelidade e muito mais.

O marketing raiz contribui para analisar todos esses pontos em prol de construir um atendimento personalizado, com suporte eficiente. A experiência precisa ser correspondente, desde o primeiro contato, até o pós-vendas. A fidelização de clientes fará com ele se sinta importante durante toda a jornada de compra.

Acompanhe o desempenho e se adapte a novas mudanças

Ter o cliente ideal como prioridade requer análise constante. É importante adotar ferramentas de análise e mensuração de resultados.

Acompanhar métricas, como taxas de cliques ou conversão, oportuniza compreender os resultados obtidos. E, se estão de acordo com os objetivos traçados.

Da mesma forma, esses dados podem ser usados para ajustar as estratégias e acompanhar as mudanças constantes do mercado. Mesmo que seja a base, o marketing raiz carece de aperfeiçoamento para que o negócio continue atendendo as necessidades e expectativas do cliente ideal.

Agora é com você! Use o marketing raiz para colocar o cliente ideal como prioridade e aproveite todos os benefícios dessa estratégia.

Marketing Raiz: investimos nessa técnica

Priorizamos oferecer a melhor experiência para o público-alvo de cada cliente que contrata a nossa equipe. Buscamos sanar suas dúvidas e entregar o que eles estão procurando, de forma rápida em conteúdos recheados de dicas.

Afinal, o público é a prioridade de nossos clientes e o atraímos ao portal por meio de conteúdos de excelência. Para isso, focamos:

Análises

O primeiro passo é fazer a análise da marca e identificar suas necessidades e público-alvo. Isso é como a nossa equipe fazendo uma varredura no site, descobrindo pontos que vão faltar e vão fazer a diferença para a obtenção de resultados positivos.

Planejamento

Desde o planejamento estamos atentos em atender as necessidade dos consumidores. Assim, elaboramos planos que alcancem o objetivo e desejos do público-alvo. E para melhor resultado, avaliamos o nicho de atuação do cliente por completo. Ou seja, analisamos seu portal, concorrentes, expectativas e outros. Com isso, ajudamos a alcançar resultados positivos.

Para isso, contamos com ferramentas de SEO eficazes, como o Ahrefs, MOZ, Semrush e outras.

Elaboração de estratégias

Com a análise realizada e o planejamento definido, o próximo passo é elaborar as estratégias que serão mais necessárias. Ou seja, quais as técnicas de SEO e estratégias do Marketing de Conteúdo serão usadas nas ações com a marca. Afinal, o cliente é o foco e atraí-los é fundamental. Assim sendo, criamos conteúdos para o público-alvo, com técnicas e estratégias definidas para atingi-los.

Execução de técnicas

Após pensar nos passos anteriores, com foco sempre no público-alvo, que é o principal no marketing raiz, executamos as ações. Com isso, podemos contribuir com a presença da marca no mundo digital, oferecendo exatamente o que o público busca para sanar suas dores.

Afinal, desde a análise e planejamento estratégico, podemos reconhecer quais são as necessidades desse público. Isso, alinhado com as técnicas de SEO, mais grandes parcerias de portais renomados que temos, faz com que a página do cliente chegue às primeiras posições no Google.

Análise de resultados

Então, após colocar todos os demais passos em ação, é importante fazer a análise de resultados. Esse é o momento de verificar quais ações deram certo e as que precisam ser substituídas/revisadas.

Em nossa experiência, com todo o planejamento estratégico realizado, os resultados são bons e não requerem ajustes. Afinal, contamos com um time de especialistas que possui anos de experiência.

Então, preparado para investir no marketing raiz? Conte com uma agência especializada para te ajudar a obter resultados.

Foto do topo: Freepik

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