Nos últimos anos, com a crescente oferta de filmes e séries, o mercado do entretenimento tornou-se altamente competitivo. Com estreia todos os meses, ter visibilidade online é tão valioso quanto uma boa história.
Se a sua produção não aparece nos mecanismos de busca, corre o risco de passar despercebida. Por isso, o SEO para produtoras deixa de ser apenas um recurso técnico e se torna um conjunto de estratégias de otimização de conteúdo que cria conexão entre a obra e o público.
Saiba como utilizar o SEO para posicionar seus filmes e séries nos mecanismos de busca e atrair audiência qualificada em cada etapa do lançamento.
Promova filmes e séries com o SEO para produtoras
Com milhares de filmes e séries disputando a atenção do público todos os meses, como garantir que a sua produção se destaque?
Seja para divulgar lançamentos em cinemas, plataformas de streamings ou festivais, a promoção no ambiente digital é primordial. É muito comum que empresas criem campanhas de divulgação que envolvem internautas, críticos e distribuidores. Esse tipo de abordagem impulsiona os resultados de bilheteria e audiência.
Segundo um estudo da Roku de 2023, 75% dos brasileiros assistem a conteúdos via streaming todos os dias, e 76% já deixaram de sair de casa para maratonar seus títulos favoritos. Isso mostra que o consumo digital é um hábito consolidado e, mais do que isso, uma oportunidade estratégica para quem trabalha com conteúdo audiovisual.
Alcançar o “Top 10” nas plataformas envolve tanto a qualidade da obra como a presença online. É aí que a otimização de conteúdo entra como diferencial competitivo.
O SEO para produtoras é capaz de:
- gerar tráfego orgânico;
- atrair público qualificado;
- criar maior engajamento pré-lançamento;
- melhorar o posicionamento de nomes e temas associados;
- fazer o público redescobrir um catálogo antigo.
Para colher esses benefícios, considere usar estratégias como:
Escolha adequada de palavras-chave
Falar em otimização para mecanismos de busca remete às palavras-chave. De fato, escolher termos ou frases que são usadas pelo público-alvo é a maneira mais prática para atingir esses espectadores.
Para escolher os termos adequados no SEO para produtoras, pense exatamente na sua produção audiovisual, como as pessoas poderiam buscar pelo seu conteúdo?
Use o Google Keyword Planner para descobrir termos frequentemente usados e o Ubersuggest para conferir variações com volume moderado e baixa concorrência, ideais para ranquear mais rápido. Combine essas ferramentas com o Google Trends para entender a sazonalidade da busca e com o AnswerThePublic para captar perguntas reais do público.
Os termos devem ser acrescentados em títulos, descrição, sinopse e legendas de todas as publicações relacionadas. Também é importante considerar palavras secundárias.
Com um SEO para produtoras bem feito, um filme de romance na Itália, por exemplo, pode ser encontrado por quem pesquisa por “filmes de romance na Itália”, “história de amor na Toscana”, “viagem romântica pela Europa”, “turismo cinematográfico”, “viagem pela Itália”, “destinos românticos”, e por aí vai.
URLs devem ser amigáveis
Imagem de freepik no Freepik
Toda página associada ao filme ou série precisa ter um endereço simples que use a palavra-chave escolhida. Essa prática torna a URL mais fácil de ser entendida e valorizada pelos algoritmos de busca.
Como o Google tem usado IA para gerar buscas generativas, a prática de usar endereços amigáveis contribui para o conteúdo ser indexado e aumentar a taxa de acessos.
Um bom exemplo de URL simples é: nomedosite.com.br/series/nome-da-serie.
As redes sociais são grandes parceiras para aumentar a visibilidade
Uma pesquisa publicada no Think with Google aponta que o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca no mundo.
Assim, o SEO para produtoras deve considerar a divulgação e construção de base fiel de fãs nas mídias sociais como Instagram, TikTok e Youtube. Use as redes para compartilhar atualizações, teasers, trailers, campanhas de divulgação, entrevistas com atores e diretores, depoimentos, entre outros.
Sem dúvida, as redes sociais conectam o público com maior praticidade. Para otimizar o SEO de um trailer no Youtube, por exemplo, acrescente a palavra-chave em títulos, hashtags, legendas e no perfil.
Otimize páginas e insira marcação de dados
Seja em site próprio ou dentro de plataformas de streaming, landing pages otimizadas potencializam as visualizações e o alcance dos filmes e seriados.
Para cada nova produção, crie sinopse envolvente que informe o essencial, mas preserve um toque de mistério. Afinal, o intuito é fazer o espectador assistir a obra.
Inclua informações relevantes relacionadas como elenco, diretor, calendário de lançamento, imagens, e FAQ com perguntas reais.
A taxa de cliques pode ser potencializada inserindo marcações de dados, permitindo que o Google entenda e use as informações para melhorar a experiência do usuário. Acrescente gênero, diretores, duração, trailer, entre outros.
Aproveite tendências, buscas sazonais e SEO local
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O filme ou a série é relacionado a uma época específica? Aproveite que haverá um aumento nas buscas para incluir palavras-chave relacionadas no SEO.
Um filme natalino, por exemplo, pode ser encontrado quando o usuário buscar por “filmes de natal para a família”, ou “natal em Nova Iorque”.
Essa prática também vale para a divulgação em diferentes locais do mapa. Produtoras independentes ou regionais devem incluir informações de localização, festivais e mostras locais.
Já para atingir o público global, é preciso que o conteúdo seja personalizado para cada país. Traduza páginas e metadados com SEO multilíngue e adicione características culturais para ter maior aproximação com o público.
Em um mercado onde a visibilidade define o sucesso, o SEO passou a ser parte essencial da estratégia de lançamento de filmes e séries. Aplicar essas práticas com consistência aumenta a audiência, e pode transformar cada obra em um ativo digital valioso que atrai o público até depois da estreia.
Como as produtoras podem atrair visitantes para o blog e garantir o sucesso
Se você tem uma produtora de vídeo e deseja atrair mais visitantes para seu site ou blog, uma das formas mais eficazes (e sustentáveis) de fazer isso é investindo em SEO, seguindo as dicas acima.
Mas, se quiser profissionais especializados cuidando dessa estratégia, desde o planejamento até a análise de resultados, conte com uma agência. Uma agência de marketing especializada pode ser sua aliada estratégica nessa missão.
Veja como ela pode ajudar sua produtora a crescer com SEO, gerando mais tráfego orgânico, autoridade e oportunidades de negócio.
1. Pesquisa de palavras-chave
Profissionais qualificados vão selecionar as palavras-chave conforme o nicho de produção audiovisual. Tudo começa com o entendimento do seu público e do que ele busca. Ou seja, ela irá identificar as palavras-chave que potenciais clientes estão pesquisando e usar em seus conteúdos.
Essa é uma estratégia para mapear oportunidades de conteúdo com baixo custo de concorrência e alto potencial de tráfego. Como resultado a sua produtora aparece nas buscas certas, com conteúdo útil e estratégico.
2. Criação de conteúdo relevante para o blog
SEO não é só técnica, é também conteúdo de valor. A agência pode planejar e produzir artigos otimizados com base nas palavras-chave. Mas, para atrair a atenção do leitor e reduzir a taxa de rejeição, ela deverá criar conteúdos como:
- “5 tipos de vídeos que aumentam as vendas”
- “Por que investir em vídeos animados em 2025”
- “Como escolher uma produtora de vídeo profissional”
No geral, ela deverá usar técnicas de estruturação de texto (H1, H2, bullet points), escaneabilidade e CTAs. Como resultado o seu blog vira uma fonte de referência e atrai visitantes qualificados.
3. Otimização técnica do blog
A agência também atua nos bastidores, otimizando:
- Velocidade de carregamento;
- URLs amigáveis;
- Meta títulos e descrições;
- Imagens com Alt Text;
- Uso adequado de links internos e externos.
Assim, melhora o desempenho do site nos rankings do Google e a experiência do usuário.
4. Link building estratégico
Ganhar autoridade de domínio é fundamental e uma agência já tem muitos portais parceiros para ações de link building. Assim, ela poderá publicar guest posts com links da sua marca em sites com excelentes métricas. Isso ajuda a sua produtora a ganhar visibilidade, atraindo visitantes por meio de backlinks.
Com isso, ela cria uma estratégia para conquistar backlinks de sites relevantes (portais de marketing, tecnologia, audiovisual e outros). Além disso, essa estratégia faz com que o Google entenda que seu site é confiável e impulsionará o seu conteúdo.
Veja como ajudamos nosso cliente a conseguir um link em um portal renomado, por meio de um guest post oferecido a ele:
Imagem: Segs
Profissionais especializados, além de conseguir portal renomados como parceiros, ainda criam conteúdos relevantes e inserem o backlink naturalmente. Acima, um exemplo de portal renomado, o Segs, conteúdo dentro do seu nicho e com backlink bem inserido para a Microsoft pela nossa equipe.
5. SEO local (se a produtora atende regionalmente)
Se a sua produtora atende a uma cidade ou região específica, a agência vai otimizar o conteúdo com termos locais (“produtora de vídeo em São José dos Campos”, por exemplo). Além disso, poderá cuidar em configurar e otimizar o Google Meu Negócio, incentivando e gerenciando avaliações e depoimentos locais.
Como resultado, a sua marca ganha mais visibilidade em pesquisas com intenção geográfica.
6. Análise e monitoramento de resultados
Toda ação precisa ser medida e uma agência de marketing, especializada em conteúdo SEO, oferece relatórios mensais de tráfego orgânico, posições no Google, cliques e conversões. Ela também fará ajustes contínuos na estratégia com base em performance real.
E para isso, conta com ferramentas como Google Analytics, Search Console e SEMrush. Assim, toma decisões baseadas em dados e não em achismos.
Então, para uma produtora de vídeo, investir em SEO com apoio de uma agência de marketing é a chave para se destacar em um mercado competitivo. Com a estratégia certa, seu blog pode:
- Atrair mais visitantes qualificados;
- Aumentar a autoridade da marca;
- Gerar leads que realmente querem contratar seus serviços.
Afinal, de que adianta ter um portfólio incrível se ninguém está encontrando você no Google? Então, agora é só aproveitar o poder do SEO para produtoras e ganhar visibilidade.
Foto do topo: Pexels
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