Evento reuniu artistas e promoveu bate-papo sobre inovação no audiovisual
Nesta quinta-feira (2), o propmark viajou até o Rio de Janeiro para a celebração dos 30 anos dos Estúdios Globo, antigo ‘Projac’. Para marcar a data, a emissora inaugurou uma Calçada da Fama em homenagem a nomes que marcaram a trajetória da TV.
Na primeira leva de estrelas, 15 artistas veteranos foram reconhecidos: Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Antônio Pitanga, Lima Duarte, Walcyr Carrasco, Renato Aragão, Neusa Borges, Dennis Carvalho, Laura Cardoso, Betty Faria, Ary Fontoura, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho, Nathália Timberg e Serginho Groisman.
A cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, contou com a presença de parte do elenco e foi conduzida por Amauri Soares, diretor executivo dos Estúdios Globo.

Além da homenagem, a celebração incluiu uma coletiva sobre a trajetória de inovação e tecnologia dos Estúdios desde 1995.
Participaram o diretor Luiz Henrique Rios, os autores Juan Julian e Rosane Svartman e o produtor executivo Lucas Zardo, em conversa mediada por Thiago Oliveira. O complexo, que soma mais de 1,7 milhão de metros quadrados e até 35 frentes de gravação simultâneas, produz diariamente o equivalente a quatro ou cinco longas-metragens.
Soares destacou que os 30 anos simbolizam também a diversidade da produção atual. “Não estou falando só da diversidade na tela, mas também de gêneros narrativos”, afirmou.

O encerramento das comemorações ficou por conta do Baile Globoplay – Temporada do Medo, realizado em uma cidade cenográfica dos Estúdios.
Com ambientação inspirada no gênero terror, o evento lançou as séries Originais Vermelho Sangue e Reencarne. Convidados puderam passar por uma equipe de caracterização com maquiagem e tatuagens temporárias, além de drinks temáticos e trilha sonora especial.
Segundo Tiago Lessa, diretor de Marketing de Produtos Digitais Globo, a proposta foi criar uma experiência imersiva que refletisse o universo sombrio das produções e reforçasse o posicionamento do Globoplay como marca de narrativas originais.
No último mês, a emissora anunciou a produção de novelas verticais, pensadas para celulares, formato popular nas redes sociais. Para o executivo, é importante apostar nas diversas frentes do audiovisual.
“Nós estamos produzindo dramaturgia longa, a novela, mas também dramaturgia mais curta, que são as séries. Começamos a produzir micro-dramas, novela vertical para celular, humor, musicais, auditório, reality, variedades, talk show. Então nós ampliamos a nossa diversidade de gêneros narrativos, nos preparamos para produzir conteúdos para as nossas plataformas em todos os gêneros que elas quiserem, que elas precisarem”, detalhou Amauri Soares.