
Na última quarta-feira (07), os vereadores de São Paulo deram um passo importante ao aprovar a realização de uma audiência pública para discutir a desapropriação da área do Jockey Club, situada na zona oeste da capital paulista. A Prefeitura de São Paulo tem planos ambiciosos de transformar o local em um parque municipal, e desde 2022, vem conduzindo negociações para viabilizar essa transformação. A questão ganhou novo fôlego recentemente, após a Câmara de Vereadores aprovar uma alteração no plano diretor, permitindo a modificação da área para a criação do parque.
A iniciativa da audiência pública partiu do vereador Rubinho Nunes, do União Brasil, e foi aprovada pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. A audiência ocorrerá em paralelo aos esforços da Prefeitura, que busca um decreto de declaração de utilidade pública para efetivar a desapropriação. A gestão municipal avaliou o terreno do Jockey Club em R$ 95 milhões, valor que pretende abater dos R$ 800 milhões que alega serem devidos pelo clube em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Por outro lado, o Jockey Club contesta a cobrança do IPTU, argumentando que, devido às atividades com cavalos realizadas no local, deveria pagar o imposto de propriedade rural. Além disso, o clube alega ser o único a enfrentar essa cobrança, o que considera injusto. Enquanto a discussão avança na Câmara, a Prefeitura segue firme em seu plano de transformar a área em um parque municipal, e a audiência pública será uma oportunidade para ouvir a população sobre o tema.
*Com informações de Beatriz Manfredini
Leia também

Prefeitura de São Paulo avança em projeto para transformar o Jockey Club em parque como forma de quitar dívida

Tribunal de Justiça suspende lei que impedia corridas de cavalo em São Paulo

Lei municipal que proibia corrida de cavalo no Jockey Club de São Paulo é suspensa pelo TJ
*Reportagem produzida com auxílio de IA