Está começando a temporada universitária nos Estados Unidos e, por este motivo, quem gosta de futebol americano, além de ver o jogo do seu time favorito, ainda verão os jogadores que aproveitaram para lucrar com a sua imagem. É aí que entra a JBL, que se uniu pela primeira vez em 2023, com a estrela do basquete da LSU e Flau’jae Johnson, artista de hip-hop em ascensão.
Então, para se comunicar ainda mais com os jovens, a marca criou no começo do ano o JBL Campus, uma iniciativa inovadora com foco em atletas e influenciadores estudantes NIL para amplificar a expressão desinibida. Aqui, a parceria aconteceu “com 25 atletas estudantes dinâmicos e 55 influenciadores de estilo de vida em 45 campus universitários dos EUA que redefinem seu ofício celebrando a mistura vibrante de paixão e individualidade – ‘eardividuals’, estudantes que vão além do comum, incorporando um estilo de vida que defende seu eu mais único”, explicou o comunicado à imprensa.
Esta ativação permitiu que a JBL impactasse não só a Geração Y, mas também a Z, incluindo aqueles universitários que possuem interesses e paixões compartilhados.
JBL apostou no esporte porque é um segmento que dá boa visibilidade para a marca
“É música, é estilo de vida, é moda, são truques de dormitório, são todos os tipos de coisas diferentes além de apenas esportes”, comentou Chris Epple, vice-presidente de marketing para as Américas na Harman, segundo informações do Marketing Dive. “Os esportes tendem a obviamente ter muito mais visibilidade, porque esses atletas trazem algo um pouco mais especial… um DJ local na rádio do campus não estará na ESPN, mas os atletas estarão”, continuou ele.
No lugar de buscar por grandes jogadores dentro dos programas de futebol universitário (o que aconteceu com outras marcas), a estratégia da JBL foi atrás de atletas olímpicos, ginastas, dançarinos, jogadores de beisebol e basquete.
“Acho que é fácil se você usar apenas a rota da linha de estatística”, disse Epple, de acordo com a publicação. “É encontrar aqueles atletas com essas histórias que são interessantes e atraentes que darão à sua marca uma lente muito diferente e falarão com um público muito diferente”, finalizou.
O JBL Campus tem como foco atletas universitários e influenciadores, mas este alcance vai além das redes sociais, já que eles, quando voltam para casa, têm contato com amigos e familiares.
“Uma das coisas que definitivamente buscamos é que o conteúdo e a marca deles estejam alinhados com o ethos da nossa marca”, disse Denise Daly, diretora de relações públicas e marketing de influenciadores da Harman, segundo o Marketing Dive. “Essas pessoas são tão impressionantes, mas… queríamos ter certeza de que a música fosse muito autêntica para a história delas e fosse o que as inspirasse.”
Foto: Unsplash
O post Como a JBL conseguiu conquistar a Geração Z com marketing universitário apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.