Muitas pessoas acreditam que escrever e-mails frios é um processo complicado e demorado, porém utilizando as técnicas corretas esse não precisa ser o caso. Ensinaremos como chamar a atenção dos destinatários e os converter em leads qualificados. Abordaremos dicas importantes para criar e-mails que apareçam nas caixas de entrada dos leitores, evitar erros comuns e aumentar o valor do seu e-mail.
O que é um Email Frio?
Um e-mail frio é uma mensagem que você envia para alguém que não conhece você. O objetivo é anunciar um produto ou serviço. Esses e-mails são utilizados em marketing para conquistar novos clientes, conseguir parcerias ou apenas dar visibilidade à sua marca.
As principais características de um e-mail frio são:
• Contato inicial não solicitado: Quem vai receber o e-mail não estava o esperando.
• Objetivos claros e diretos: Ao enviar um e-mail desse tipo, geralmente o que estamos procurado é gerar leads, vender algo, ou conseguir parcerias.
• Uso em campanhas de marketing: Muitas empresas quando precisam de mais clientes ou se conectar com outros profissionais do setor, utilizam os e-mails frios em campanhas de marketing.
Se você deseja encontrar e-mail de possíveis leads de forma eficiente, uma ferramenta especializada como Snov.io pode ser a solução ideal.
Como Escrever um Email Frio e Fazer Mais Leads
Você deve seguir alguns passos para garantir que seu seja eficaz e que não seja ignorado por quem vai o ler, para obter uma resposta positiva. Abaixo listaremos algumas técnicas comprovadas para fazer isso:
Escreva um Assunto Interessante
Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, então é fundamental que o assunto que você esteja escrevendo seja interessante para chamar a atenção de quem vai o ler. Portanto, use números, perguntas e palavras-chaves que gerem curiosidade, como por exemplo:
• “Como [certo problema] está afetando sua empresa?”
• “Você está por dentro das últimas tendências em [indústria]?”
Agora vamos listar algumas dicas para pensar em um bom assunto para e-mail frio:
• Evitar o uso de termos muito genéricos, como por exemplo “Oferta Imperdível” ou “Promoção Exclusiva”, pois pode parecer spam, e, em alguns casos, ir parar na caixa de spam do destinatário.
• Sempre personalizar, como, por exemplo, incluindo o nome da pessoa ou dar uma referência específica ao contexto dela.
• Fazer perguntas diretas, incentivando a pessoa que está recebendo o e-mail ao abri-lo para saber mais.
Mantenha Seu Email Simples e Conciso
E-mails frios não devem conter textos longos e complicados, pois quem está lendo geralmente não vai passar muito tempo lendo, vai apenas passar os olhos, então sua mensagem deve ser direta e fácil de ler.
Recomendamos a seguinte estrutura para o corpo do e-mail:
• Introdução: Apresente-se e explique por que está entrando em contato, lembre-se de fazer isso de forma concisa.
• Problema: Fale sobre o problema que você pode resolver ou apresentar uma oportunidade.
• Chamada para a ação: Deixe claro o que você deseja que o destinatário faça, como responder ao e-mail ou marcar uma reunião.
Personalização
É de extrema importância que você personalize seus e-mails frios, para que tenha menos chances de quem está recebendo o e-mail te ignorar. Então, mostrar que você fez uma pesquisa sobre a empresa ou sobre a pessoa pode criar uma conexão e aumentar as chances de obter uma resposta.
Aqui estão algumas dicas sobre a melhor maneira de promover seu e-mail:
• Descubra quem receberá seu e-mail: Visite a empresa da pessoa ou o perfil do LinkedIn, siga suas redes sociais e encontre informações para melhorar seu e-mail e tornar ele mais relevante para o destinatário.
• Assunto: Inicie uma conversa usando o perfil de e-mail do destinatário ou eventos recentes.
Enviar E-mails no Momento Certo
O momento que você envia o e-mail frio pode ser um fator decisivo no resultado, você deve enviar o e-mail quando o destinatário vai estar mais propenso a abrir e responder.
Vamos listar quais os melhores momentos para se mandar um e-mail frio:
• De 6 às 9 da manhã, na segunda-feira, seguido por terça-feira: De acordo com análises da Siege Media, essas são as melhores janelas para se mandar um e-mail frio.
https://www.siegemedia.com/marketing/best-time-to-send-cold-email
Follow-Up
Sempre após enviar um e-mail frio, faça um follow-up. De acordo com um estudo feito pela lemlist, a maioria das respostas positivas só aparecem após duas ou três tentativas, por isso não tenha medo de pressionar suavemente.
Aqui estão algumas dicas para um follow-up de sucesso:
• Espere pelo menos 3 dias antes do primeiro follow-up: Você deve dar um tempo para que o destinatário tenha a chance de ver seu primeiro e-mail.
• Seja conciso e direto: Lembre o motivo pelo qual entrou em contato e ofereça uma nova chamada para ação.
• Acompanhe mais de uma vez: Caso a pessoa não te responda, envie um segundo ou terceiro follow-up após uma semana ou duas.
Erros Comuns a Evitar ao Enviar E-mails Frios
Existem alguns erros muito comuns que devem ser evitados ao enviar e-mails frios, sendo eles:
Automação Excessiva
Embora a automação ajude muito em campanhas de marketing de grande escala e ajude muito a escalar, ela pode ser percebida como impessoal ou até mesmo invasiva. Evite ao máximo enviar mensagens muito padrão que pareçam genéricas.
Ignorar o Feedback
Muitas pessoas não consideram os resultados da campanha e o feedback recebidos. Analisar quantas pessoas abriram seu e-mail, quantas responderam e as razões para as baixas taxas de resposta podem fornecer insights valiosos para melhorar suas futuras campanhas.
Falha em Segmentar a Audiência
Muitas vezes não é eficaz enviar a mesma mensagem a todos, por isso segmentar o seu público com base em interesses e necessidades aumentará a sua taxa de resposta.
Conclusão
Se quiser escrever um e-mail frio eficaz, você precisa saber quem é seu público-alvo e adaptar seu e-mail a ele. Se você seguir as estratégias que apresentamos nesse artigo, suas chances de gerar leads qualificados irão aumentar muito, e você também poderá construir uma confiança com seus destinatários, permitindo com que você venda para o mesmo cliente diversas vezes.
Fique de olho nos seus resultados e ajuste suas campanhas de acordo para sempre melhorar suas técnicas de marketing por e-mail.
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