Uma nova pesquisa com 3.700 pessoas, realizada pela Divisão Nacional de Publicidade dos Programas Nacionais do BBB, uma entidade sem fins lucrativos dos EUA que regula a publicidade, mostrou que os consumidores confiam mais nos anúncios tradicionais do que nas ações feitas por criadores de conteúdo, também chamadas de marketing de influência.
A importância dos criadores
Apesar da desconfiança, o marketing com criadores segue em expansão, com crescimento de 20% ao ano e previsão de movimentar US$ 184,9 bilhões em 2025, segundo a WPP Media. É uma área ainda em desenvolvimento e menos compreendida do que outros formatos publicitários.
Mesmo assim, o investimento é grande. Marcas globais como Unilever e Estée Lauder já estão mudando suas estratégias para priorizar o conteúdo feito por criadores, como ficou claro na última edição do festival Cannes Lions.
Audiência em alta, mas a confiança ainda se constrói
• Eficácia: 58% dos entrevistados afirmaram já ter comprado algo por indicação de um influenciador. Além disso, 33% buscam ativamente conteúdos de criadores sobre produtos ou temas.
• Confiança: 87% dizem confiar em publicidade tradicional. Já os anúncios com influenciadores têm a confiança de 74%. Ainda que menor, é um número significativo. A confiança, neste caso, muitas vezes está ligada à percepção de transparência e autenticidade.
• Parcerias sinceras: Para 70% das pessoas, saber que o criador tem um acordo com a marca não diminui sua credibilidade, desde que essa parceria seja claramente divulgada.
Nem todo investimento traz resultado
Um estudo da CreativeX revelou que 45% do dinheiro investido em anúncios com criadores na Meta (Facebook, Instagram etc.) é desperdiçado, por não seguir boas práticas. Além disso, apenas 14% desses vídeos são assistidos por mais de três segundos, o que mostra que captar a atenção do público ainda é um desafio.

Foto: Pexels
Fonte: WARC
Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para redacao@acontecendoaqui.com.br
O post Consumidores desconfiam mais de influenciadores do que de anúncios apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.