Consumidores desconfiam mais de influenciadores do que de anúncios

Uma nova pesquisa com 3.700 pessoas, realizada pela Divisão Nacional de Publicidade dos Programas Nacionais do BBB, uma entidade sem fins lucrativos dos EUA que regula a publicidade, mostrou que os consumidores confiam mais nos anúncios tradicionais do que nas ações feitas por criadores de conteúdo, também chamadas de marketing de influência. A importância dos […]

Uma nova pesquisa com 3.700 pessoas, realizada pela Divisão Nacional de Publicidade dos Programas Nacionais do BBB, uma entidade sem fins lucrativos dos EUA que regula a publicidade, mostrou que os consumidores confiam mais nos anúncios tradicionais do que nas ações feitas por criadores de conteúdo, também chamadas de marketing de influência.

A importância dos criadores

Apesar da desconfiança, o marketing com criadores segue em expansão, com crescimento de 20% ao ano e previsão de movimentar US$ 184,9 bilhões em 2025, segundo a WPP Media. É uma área ainda em desenvolvimento e menos compreendida do que outros formatos publicitários.

Mesmo assim, o investimento é grande. Marcas globais como Unilever e Estée Lauder já estão mudando suas estratégias para priorizar o conteúdo feito por criadores, como ficou claro na última edição do festival Cannes Lions.

Audiência em alta, mas a confiança ainda se constrói

Eficácia: 58% dos entrevistados afirmaram já ter comprado algo por indicação de um influenciador. Além disso, 33% buscam ativamente conteúdos de criadores sobre produtos ou temas.

Confiança: 87% dizem confiar em publicidade tradicional. Já os anúncios com influenciadores têm a confiança de 74%. Ainda que menor, é um número significativo. A confiança, neste caso, muitas vezes está ligada à percepção de transparência e autenticidade.

• Parcerias sinceras: Para 70% das pessoas, saber que o criador tem um acordo com a marca não diminui sua credibilidade, desde que essa parceria seja claramente divulgada.

Nem todo investimento traz resultado

Um estudo da CreativeX revelou que 45% do dinheiro investido em anúncios com criadores na Meta (Facebook, Instagram etc.) é desperdiçado, por não seguir boas práticas. Além disso, apenas 14% desses vídeos são assistidos por mais de três segundos, o que mostra que captar a atenção do público ainda é um desafio.

Foto: Pexels

Fonte: WARC

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