Da inteligência artificial às experiências imersivas: tendências e oportunidades no setor de eventos

por Alisson Barcelos* Vice-presidentes de Conteúdo e Eventos da ADVB SC   O setor de eventos vem atravessando um período de profundas mudanças nos últimos anos. A pandemia de Covid-19, sem sombra de dúvidas, foi um acontecimento que redefiniu o segmento. A paralisação total das atividades provocou quebras de paradigmas e o desenvolvimento acelerado de […]

por Alisson Barcelos*
Vice-presidentes de Conteúdo e Eventos da ADVB SC

 

O setor de eventos vem atravessando um período de profundas mudanças nos últimos anos. A pandemia de Covid-19, sem sombra de dúvidas, foi um acontecimento que redefiniu o segmento. A paralisação total das atividades provocou quebras de paradigmas e o desenvolvimento acelerado de soluções que até hoje mantém sua relevância. De forma simultânea, a mudança no perfil do público, que, por exemplo, passou a se interessar por pautas sustentáveis e inclusivas, também contribuiu para a adoção de novos rumos.

Nesse panorama, a Inteligência Artificial vem consolidando um papel cada vez mais significativo no mercado. Uma das principais vantagens da IA nos eventos é, justamente, a sua ampla variedade de aplicações.

Da sugestão de uma lista de possíveis palestrantes sobre um determinado tema, até a elaboração de um e-mail convidando os participantes ou informando novidades de uma ação, são praticamente ilimitadas as possibilidades do uso dos recursos digitais para facilitar a produção dos eventos.
A Inteligência Artificial Gerativa, por exemplo, já tem impacto real e direto na produção de um evento. Por meio dessa ferramenta é possível gerar conteúdos originais e realistas no formato de textos, imagens, música, áudio e, até mesmo, vídeo.

Se o produtor está com dificuldade em bolar uma logomarca para a ação ou produzir um vídeo informativo com os highlights de um evento, existem aplicativos que fazem esse trabalho. Alguns, inclusive, de forma gratuita.

É claro que a IA vai muito além da capacidade de operacionalizar com mais agilidade tarefas rotineiras. Além de possibilitar a redução de eventuais erros e a economia de recursos das mais diferentes origens, o uso ostensivo da Inteligência Artificial também atua na otimização da experiência em tempo real.

Em uma sociedade na qual o tempo se transformou em um dos bens mais valiosos que existem, tanto pessoal quanto profissionalmente, essa aplicação é fundamental para permitir vivências que agreguem valor real à jornada do participante.

Vale lembrar que as aplicações da IA não se encerram quando o evento acaba. Coletar os feedbacks ou utilizar algoritmos avançados para mapear as ações e identificar quais temas foram mais bem avaliados e se conectaram mais com os participantes, também são ferramentas interessantes que possibilitam aprimorar os projetos e ter ainda mais sucesso nas futuras edições.

Ainda no que diz respeito ao admirável mundo digital, a tecnologia vai além da IA e impacta de forma direta o setor de eventos com recursos que otimizam a organização das ações, engajam e retêm os participantes e contribuem para a criação de experiências memoráveis. Soluções como aplicativos específicos, sistemas de credenciamento, totens e painéis interativos, telas touch screen, e até mesmo o uso de robôs, são inovações cada vez mais presentes nos eventos das mais variadas naturezas.

 

Imagem: Foto de John Robertson, on Pexels

Outra tendência já consolidada no setor são as experiências imersivas. Atualmente, é possível verdadeiramente “levar” o participante para o fundo do mar ou para o centro do universo através da realidade virtual e aumentada.

E seria impossível abordar as tendências do setor de eventos sem mencionar a questão da acessibilidade e da inclusão. Esses temas se tornaram verdadeiras bandeiras para a maioria dos públicos e é praticamente impossível pensar em uma ação que almeje o sucesso sem estratégias definidas para a democratização do acesso.

Diante desse cenário de mudanças e desafios, o conhecimento se tornou um diferencial para os produtores de eventos. E é justamente com o objetivo de compartilhar informações estratégicas, promover capacitação, fortalecer o networking e, acima de tudo, buscar soluções de forma coletiva para o impulsionamento dos negócios e das empresas que a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) atua.

Profissionais e organizadores de evento podem contar com a parceria da ADVB/SC na elaboração de ações que fortaleçam as empresas e o mercado. Atuando como Vice-Presidente de Eventos, convido aos empresários e gestores do setor a conhecerem mais a entidade e a contarem com a nossa parceria para impulsionar o segmento.

O setor de eventos é, atualmente, um vetor importante de desenvolvimento econômico no Brasil. É somente com a união dos profissionais que atuam na área que o mercado irá crescer, trazendo resultados ainda mais expressivos para as empresas, e memórias ainda mais inesquecíveis para os participantes.

*Alisson Barcelos é cofundador da SB+Eventos e Vice-Presidente Executivo de Eventos da ADVB/SC. Formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marcas, atua como speaker no World Creativity Day e colunista de eventos no portal Acontecendo Aqui.

Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para redacao@acontecendoaqui.com.br

O post Da inteligência artificial às experiências imersivas: tendências e oportunidades no setor de eventos apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.