D&AD retira dois Wood Pencils conquistados pela DM9 com ‘Plastic blood’

Festival apontou que parte do material apresentado foi criado para fins de premiação; DM9 diz que ainda não foi notificada O D&AD confirmou que retirou os dois Wood Pencils conquistados pela DM9 com o case ‘Plastic Blood’, em Art Direction e Press & Outdoor, na edição deste ano do prêmio. A entidade destacou que “como […]

Festival apontou que parte do material apresentado foi criado para fins de premiação; DM9 diz que ainda não foi notificada

D&AD retira dois Wood Pencils conquistados pela DM9 com 'Plastic blood'

O D&AD confirmou que retirou os dois Wood Pencils conquistados pela DM9 com o case ‘Plastic Blood’, em Art Direction e Press & Outdoor, na edição deste ano do prêmio.

A entidade destacou que “como o uso de IA não foi declarado, as inscrições são consideradas enganosas e violam os termos e condições da D&AD”.

Além da omissão sobre o uso de IA, o D&AD apontou que parte do material apresentado no vídeo de inscrição foi criado unicamente para fins de premiação, o que fere outra cláusula do regulamento.

“Como resultado, as inscrições serão retiradas, assim como os dois prêmios Wood Pencils concedidos”, conclui o comunicado — leia abaixo o texto na íntegra.

A decisão do festival britânico acontece poucos dias depois do Cannes Lions ter retirado o Grand Prix concedido à agência na categoria Creative Data pelo case ‘Efficient way to pay’, criado para a marca Consul.

No mesmo dia, a agência optou por retirar ainda dois outros cases:  ‘Gold = Death’, para a Urihi Yanomami e ‘Plastic blood’, para a OKA Biotech.

‘Plastic Blood’ diz ter extraído micropartículas de plásticos de bolsas de sangue, que deram origem a copos, canudos e garrafas com a ajuda da impressão 3D. O plano do case era montar uma exposição itinerante em São Paulo, que seguiria para outras cidades, até chegar à COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro.

A DM9, por sua vez, informou que ainda não foi notificada pela organização do D&AD.

Leia a nota do D&AD na íntegra

Para confirmar, foi informado à D&AD que materiais enganosos foram utilizados na campanha Plastic Blood, da DM9.

Como o uso de IA não foi declarado, as inscrições são consideradas enganosas e violam os termos e condições da D&AD.

Parte do material apresentado no case film também foi criado exclusivamente para a inscrição em premiações, o que representa uma violação adicional dos termos e condições.

Como resultado, as inscrições serão retiradas, assim como os dois prêmios Wood Pencil concedidos nas categorias Press & Outdoor e Art Direction.

GP da DM9

A crise envolvendo a DM9 começou ainda durante o evento, após o recebimento de uma denúncia anônima com apontamentos sobre a veracidade do case premiado da Consul.

A mensagem apontava a edição de uma palestra TED para inserir falas que não existiram, a criação de um falso trecho de noticiário imitando a CNN, e a possível inclusão de consumidores fictícios. Também levantava suspeitas sobre o uso de IA para modificar vozes e vídeos de forma a enganar os jurados.

A campanha trazia uma proposta para o acesso a eletrodomésticos: o pagamento seria feito com base na economia gerada na conta de luz. Até então, o case havia garantido à DM9 o maior prêmio do festival, além de outros Leões na semana.

Como resposta ao caso, o Cannes Lions anunciou novas medidas para reforçar a integridade dos prêmios diante do uso crescente de conteúdos sintéticos. As mudanças incluem um código de conduta mais rígido, exigência de divulgação do uso de IA no ato da inscrição, uso de ferramentas de detecção de manipulações e a criação de um comitê especializado em ética e conteúdo digital.

Demissão de Icaro Doria

Na última quinta-feira (26), a DM9 anunciou a demissão do CCO Icaro Doria. Em nota, a agência informou que a decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.