Categorias

Depois de sofrer acusações, Apple garante que dados da Siri nunca foram utilizados para marketing

Após sofrer acusações de que os dados da Siri estariam sendo utilizados por empresas terceiras, a Apple resolveu falar do caso. Segundo informações da Reuters, tudo começou quando “proprietários de dispositivos móveis reclamaram que a Apple rotineiramente gravava suas conversas privadas depois que eles ativavam a Siri involuntariamente e divulgava essas conversas a terceiros, como […]

Após sofrer acusações de que os dados da Siri estariam sendo utilizados por empresas terceiras, a Apple resolveu falar do caso. Segundo informações da Reuters, tudo começou quando “proprietários de dispositivos móveis reclamaram que a Apple rotineiramente gravava suas conversas privadas depois que eles ativavam a Siri involuntariamente e divulgava essas conversas a terceiros, como anunciantes”.

Por esta razão, ainda segundo a publicação, a empresa resolveu fazer um acordo, que foi protocolado no tribunal federal de Oakland, Califórnia, e requer aprovação do juiz distrital dos EUA Jeffrey White, concordando em pagar US$95 milhões de dólares “para resolver uma proposta de ação coletiva alegando que sua assistente Siri ativada por voz violava a privacidade dos usuários”.

Uma das principais acusações do processo é que foram mostrados anúncios de tênis Air Jordan e Olive Garden após a Siri gravar uma conversa em particular sobre estas marcas.

Apple garante que não usa os dados da Siri para nenhum tipo de informação externa

Depois de toda esta polêmica, a Apple resolveu se manifestar e garantir que os dados da Siri nunca foram utilizados para marketing ou até mesmo vendido para empresas terceiras.

“A Siri foi projetada para proteger a privacidade do usuário desde o início. Os dados da Siri nunca foram usados ​​para criar perfis de marketing e nunca foram vendidos a ninguém para nenhuma finalidade. A Apple resolveu esse caso para evitar litígios adicionais para que possamos seguir em frente com as preocupações sobre classificação de terceiros que já abordamos em 2019. Usamos os dados da Siri para melhorar a Siri e estamos constantemente desenvolvendo tecnologias para tornar a Siri ainda mais privada”, disse o comunicado, de acordo com o site MacRumors.

O processo que a Apple sofreu e que agora propôs um acordo começou em 2019, após, inclusive, de “contratados que trabalhavam para a Apple disseram que ouviram conversas privadas de ativações acidentais da ‌Siri‌. Na época, os termos de privacidade da Apple não declaravam explicitamente que ela estava usando supervisão humana para a ‌Siri‌, e os contratados estavam preocupados que os clientes não soubessem que gravações acidentais estavam sendo listadas”, explicou a publicação.

Porém, mesmo sugerindo o acordo, a Apple “continua negando toda e qualquer suposta irregularidade e responsabilidade, nega especificamente cada uma das alegações e alegações dos demandantes e continua a negar que as alegações e alegações dos demandantes seriam adequadas para o status de ação coletiva”.

Um site será criado para fazer a identificação das pessoas que terão o direito da indenização. Como prova, a Apple pede o compartilhamento das informações de contato para os usuários que compraram um aparelho com recursos ‌Siri‌. As reivindicações podem acontecer até o dia 15 de maio de 2025. Cada pessoa terá o direito de reivindicar 5 aparelhos e receberá US$20 dólares por cada um.

Foto: Unsplash

O post Depois de sofrer acusações, Apple garante que dados da Siri nunca foram utilizados para marketing apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.