A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália depois de ficar mais de um mês foragida. Ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli fugiu do Brasil no começo de junho, pouco tempo depois de receber a sentença. O nome dela foi colocado na lista vermelha da Interpol, que alerta autoridades do mundo todo sobre pessoas procuradas pela Justiça.
De acordo com a Polícia Federal, a prisão de Zambelli foi feita para dar início ao processo de extradição. A Itália tem acordo com o Brasil para esse tipo de caso. No entanto, como a deputada tem cidadania italiana, ela pode pedir para continuar no país e responder ao processo em liberdade.
Um parlamentar europeu, Angelo Bonelli, informou pelas redes sociais que Zambelli estava em um apartamento em Roma e que passou o endereço dela à polícia.
O STF já encerrou o processo contra a deputada e, com isso, ela não pode mais recorrer da decisão. Por isso, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o governo brasileiro pedisse a extradição.
Zambelli diz que saiu do país para tratar da saúde e defender a liberdade de expressão. Antes de ir para a Itália, ela esteve nos Estados Unidos.
Acesse o Portal Sorocabanices.
The post Deputada Carla Zambelli é presa na Itália first appeared on SorocabaniceS.