De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até 2026, o Brasil contará com mais de 100 milhões de compradores on-line.
Sendo assim, para atender a essa demanda crescente e acompanhar essa tendência, as empresas precisam adotar tecnologias que garantam não apenas eficiência, mas também inovação no ambiente digital. Nesse contexto, o Fórum Econômico Mundial aponta que, no próximo ano, a digitalização deve contribuir com impressionantes US$ 100 trilhões à economia global, consolidando o investimento em soluções digitais como uma estratégia essencial para as marcas se manterem competitivas.
Segundo Gabriel Lima, CEO e fundador da ENEXT, consultoria especializada em full digital, a transformação acelerada vai além da possibilidade de potencializar resultados, proporcionando ainda vantagens competitivas claras, como maior retenção de clientes, aumento de receitas e otimização de recursos. Na visão do executivo, companhias que não investirem no fortalecimento digital correm o risco de ficar para trás.
“Soluções como inteligência artificial, data analytics e sistemas logísticos inteligentes demonstram benefícios tangíveis ao aprimorar a eficiência operacional, reduzir custos e acelerar a tomada de decisões”, afirma. “Em um mercado cada vez mais dinâmico, contar com essas inovações passou a ser decisivo para empresas que desejam se destacar e prosperar”, adiciona.
Com isso em mente, o especialista trouxe 5 soluções digitais essenciais para marcas que querem se destacar no mercado neste ano. Confira:
Retail media automatizado
O retail media vem ganhando espaço como ferramenta estratégica para aumentar o ROI dentro de marketplaces. Dados de mercado apontam que cerca de 73% das decisões de compra são influenciadas por anúncios personalizados. Empresas que apostam nessa solução conseguem potencializar vendas e fortalecer a conexão com seus consumidores, oferecendo produtos e condições mais próximas aos seus interesses.
“No cenário atual, o retail media se consolida como uma das principais ferramentas para aumentar o ROI nos principais marketplaces do país como Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza”, afirma Lima. “A solução não apenas impulsiona as vendas, mas também cria uma experiência de compra mais direcionada e agradável para o usuário”, pontua.
IA para personalização da experiência do cliente
Ferramentas baseadas em IA elevam o nível de personalização no e-commerce, possibilitando melhores sugestões e recomendações de produtos com base no comportamento individual de compra de cada usuário. De acordo com dados da McKinsey, soluções de personalização com IA podem gerar um aumento de até 40% nas receitas das empresas.
“A tecnologia vai muito além da personalização básica. Por meio de sua alta capacidade de análise de dados, ela se torna capaz de entender o comportamento de compra do consumidor em um nível extremamente detalhado, permitindo melhores recomendações e estratégias mais robustas.”, explica Gabriel Lima.
SEO avançado e otimização de performance
A otimização para motores de busca online também deverá se consolidar como um pilar central em 2025. Estratégias avançadas de SEO, combinadas com análise de performance, garantem que as empresas conquistem mais tráfego orgânico, reduzindo os custos de aquisição de clientes, além de ajudar as marcas a alcançarem mais visibilidade orgânica dentro desses canais de pesquisa.
Gestão de mídia cross-channel
Campanhas integradas entre diferentes e diversos canais, como redes sociais, search e retail media, são responsáveis por garantir uma presença de marca mais consistente. Para o especialista, com a expansão da IA e a possibilidade de personalização omnicanal, já é possível aumentar a taxa de conversão de vendas em até 25% graças a essa estratégia.
“A gestão de mídia cross-channel mantém os consumidores engajados e entrega resultados consistentes. A personalização omnicanal é decisiva para aumentar a retenção e conversão de clientes em diferentes pontos de contato”, destaca o CEO da ENEXT.
CRM Integrado e Automação de Marketing
O uso de CRMs robustos, integrados a soluções de automação de marketing, também deverá ser indispensável em 2025. Graças ao auxílio dessas ferramentas, as marcas conseguem gerenciar leads, fidelizar clientes e automatizar comunicações personalizadas, contribuindo para a melhora da taxa de conversão e otimizando a experiência do cliente e os resultados do negócio.
“Automatizar o relacionamento com o cliente é essencial para garantir eficiência e oferecer uma experiência personalizada em larga escala. Em 2025, isso será essencial para empresas que buscam crescimento de forma sustentável”, conclui Lima.
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