No ano passado, a empresa Yum Brands, controladora da Taco Bell, lançou campanhas de marketing personalizadas com o apoio da inteligência artificial, desenvolvendo uma “fábrica de IA” que aproveita dados dos consumidores para fortalecer seu ecossistema digital.
Recentemente, a empresa divulgou os primeiros resultados dessa iniciativa, destacando que a “fábrica” já enviou mais de 200 milhões de comunicações geradas por IA. Essas mensagens apresentaram uma eficácia até cinco vezes maior em comparação com métodos tradicionais, segundo indicadores-chave de desempenho como frequência e retorno sobre investimento em publicidade.
“Em toda a organização, a IA está impulsionando nosso marketing”, disse o CEO da Yum, David Gibbs, durante uma teleconferência de resultados do segundo trimestre de 2025 da empresa, segundo informações do Marketing Dive. “Isso não é apenas uma evolução do marketing, é uma revolução, e estamos apenas começando”, continuou ele.
Estratégia de inteligência artificial da Yum Brands, dona da Taco Bell, se apoia em três pilares fundamentais
Para acompanhar a transformação digital, a Yum Brands desenvolveu uma infraestrutura robusta de inteligência artificial, aplicável tanto à empresa-mãe quanto às suas subsidiárias, como Taco Bell, KFC e Pizza Hut.
No centro dessa estratégia está um programa consolidado de dados do consumidor, chamado Red360, que centraliza grandes volumes de informações proprietárias. Atualmente, a plataforma reúne mais de 140 milhões de perfis qualificados e autorizados, todos com histórico de transações, sendo aproximadamente metade desses perfis do Taco Bell.
“Acreditamos que uma das nossas maiores vantagens competitivas é a nossa escala, e acreditamos que isso fica evidente quando olhamos para todas as nossas marcas”, disse Cameron Davies, diretor de dados da Yum, em uma entrevista, ainda de acordo com o Marketing Dive.
A abordagem da Yum Brands para a inteligência artificial está estruturada em três frentes principais: as interações com os consumidores — que abrangem desde comunicações personalizadas até serviços como drive-thru —, a integração da IA nas soluções de software Byte, responsável por otimizar estoque e programação, e a aplicação da tecnologia nas operações das lojas.
Segundo Davies, executivo da empresa, o uso da inteligência artificial pelos líderes corporativos pode ser comparado ao impacto da popularização dos smartphones em uma era dominada por páginas eletrônicas e dispositivos BlackBerry, sinalizando uma mudança significativa no modo como os negócios são conduzidos.
A Yum Brands enxerga a inteligência artificial como uma ferramenta crucial para aprimorar seu ecossistema digital, que já respondia por 57% do mix total de vendas da empresa. Excluindo a Taco Bell, as vendas digitais representaram 41% do total no segundo trimestre de 2025 — um recorde histórico para a marca.
Nesse período, as iniciativas de marketing impulsionadas por IA contribuíram para aumentar a frequência das ações de CRM e as recomendações personalizadas no aplicativo da Taco Bell, conforme informado pela Yum. O desempenho da Taco Bell no ambiente digital reflete o trabalho conjunto com a controladora e a adoção efetiva da tecnologia.
Foto: Pexels
O post Empresa dona da Taco Ball investe em estrutura de dados para impulsionar IA em suas marcas apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.