Há quase 24 anos, a escola de samba Tradição, do Rio de Janeiro, foi um verdadeiro sucesso ao homenagear Silvio Santos. E o apresentador vai ser homenageado mais uma vez pela agremiação no ano que vem.
Presidente da Tradição, Raphaela Nascimento contou ao site Carnavalesco contou que estão fazendo mudanças no último carro alegórico para lembrar o comunicador, dono do SBT, que morreu no último sábado (17/8).
Leia também
A escola não vai mudar o enredo, vai apenas incluir Silvio Santos nas alegorias: “Não vamos mudar o enredo para 2025, não penso em reeditar o Silvio Santos. Por mais que poderia fazer de outra forma, mas não seria igual, nunca com a mesma emoção vivida naquela época”, afirmou ela.
E completou: “O que fez história em 2001 foi um dia histórico. Ele participou de cada detalhe, viveu cada momento, todos os amigos dele estavam presentes, como Hebe e Gugu, foi marcante”, recordou.
Reprodução
Michelle Barros/Redes Sociais
Agnews
Agnews
Leonardo Amaro/Metrópoles
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Em seguida, a presidente da agremiação explicou como ele será incluído: “Tem coisas que não voltam e o que é gratificante é ver no falecimento de um ícone, ver o desfile da Tradição. A gente não vai mudar o enredo, mas vamos ter uma homenagem no último carro, porque ele era judeu e o nosso enredo é sobre a reza”, contou
Ainda muito criança em 2001, Raphaela Nascimento disse ter boas lembranças do desfile da Tradição: “Lembro perfeitamente. O Silvio Santos participou de cada detalhe. Ele ia no barracão visitar a construção das alegrarias com frequência. Por muitas vezes de madrugada. Na época foi levantado se ele estaria ou não no desfile, mas sempre foi certa a presença dele no desfile da Tradição. Tudo como ele queria”, detalhou, antes de continuar:
“Meu pai na época também foi várias vezes para São Paulo trocar figurinhas com ele. O Silvio Santos abraçou a escola. E com o enredo sobre ele foi a virada de chave da Tradição”, encerrou.
O enredo da escola de samba é Reza rumo ao Carnaval. Há uns meses, o carnavalesco Leandro Valente conversou com o Carnavalesco sobre o desfile: “A Tradição está em Reza. Um enredo que ultrapassa os muros religiosos e se conecta com o divino, o sagrado, com Deus. Rezar é ter fé e crer naquilo que muitas vezes não se pode ver. É navegar na imensidão do planeta em sua total escuridão, mas guiado pela luz que conduz a sua crença”, relatou.
Logo depois, ele falou sobre o ato da oração: “Rezamos para pedir, para agradecer e pela cura. Em 2025, a Tradição entrará na Sapucaí em reza por um mundo melhor e pelo direito de existir, afinal a reza também é um ato político. É um momento emocionante que vive a Tradição. Uma escola cada dia mais forte, mais sólida e disposta a ser novamente uma grande potência provedora de arte e cultura”, definiu.
Silvio Santos será homenageado em São Paulo
A morte de Silvio Santos, no último sábado (17/8), deixou muito fãs “órfãos”. Mas os foliões vão poder matar um pouquinho da saudade do apresentador no Carnaval de 2025. O Bloco da Lisa, comandado pela repórter Lisa Gomes, da RedeTV!, vai prestar uma homenagem o dono do SBT.
“Quero fazer uma linda homenagem a esse grande comunicador que transformou a história da TV e de tanta gente”, lembra a jornalista. Lisa Gomes garante que tem uma história pessoal com Silvio Santos e que já contou para Daniela Beyruti, filha do apresentador e vice-presidente da emissora:
“O Silvio me livrou de um problema e eu só tenho que agradecer a esse homem que me fez se apaixonar ainda mais pela sua história. Um dia todos saberão, por enquanto não estou preparada para contar”, afirmou a repórter do TV Fama.
Além de Silvio Santos, o cantor Nahim, que morreu em junho deste ano, também será lembrado pelo grupo carnavalesco. O dono do hit Melô Do Tacka-Tacka era cunhado de Lisa Gomes e Rei do bloco desde 2020.
“Vamos cantar as famosas marchinhas de Carnaval do Silvio e os hits do Nahim, vai ser lindo e emocionante”, apostou a jornalista.
O Bloco da Lisa teve seu primeiro desfile em 2020 pelas ruas do bairro da Mooca, tradicional bairro da capital paulista: “Enfrentei as ruas da Mooca mesmo com algumas pessoas me olhando torto. Um dia, percebi que meu bloco tomou uma proporção incrível. Hoje levo o título da primeira mulher transexual a ter um bloco de Carnaval com o próprio nome na cidade de São Paulo”, contou ela.
Silvio Santos vai virar estátua no Rio
Silvio Santos vai virar estátua no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes. O apresentador do SBT morreu no último sábado (17/8), aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia, após ficar mais de 15 dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O político reagiu a um comentário no X, afirmando que a homenagem acontecerá em breve. “Venho sugerir que a Prefeitura do RJ faça uma homenagem ao Silvio Santos colocando uma estátua dele em frente aos Arcos da Lapa. Será um tributo ao maior de todos os apresentadores, com esse tributo irá revitalizar a Lapa, levando turismo e alegria a todos”, disse o internauta.
Eduardo Paes rebateu em seguida: “Faremos. Pessoal da prefeitura já está falando com o Ique [cartunista que fará o desenho da imagem]”.
No dia do falecimento de Silvio, Paes fez uma referência ao comunicador. “O menino da Lapa que fez história e se tornou o maior comunicador do Brasil. Silvio Santos era irreverência, genialidade e alegria. Com seu jeito único de ser, entrou na casa de milhões de brasileiros através da TV e conquistou o carinho e a admiração de todos nós. Um grande carioca paulistano, um grande brasileiro e um grande ser humano que fará muita falta. Hoje o céu está em festa!”, lamentou.
Para quem não sabe, Silvio Santo era carioca. Ele nasceu na Lapa, zona central, onde também deu seus primeiros passos na carreira de locutor de rádio. Além disso, na adolescência, o dono do Baú vendia canetas como camelô na Rua do Ouvidor, que fica próximo ao famoso bairro boêmio.