As transformações no cenário do marketing acontecem a todo momento. Afinal de contas, a evolução da tecnologia está indo muito rápido. Por esta razão, que Vladimer Botsvadze, figura de liderança no espaço de transformação digital e marketing, falou ao site Sucess que “99% dos profissionais de marketing não estão se adaptando a essa nova realidade”.
Um dos pontos abordados pelo profissional é a importância de trabalhar a marca pessoal, um desejo constante dos consumidores, principalmente, porque as pessoas gostam da comunicação direta.
“A marca pessoal é o princípio e o fim de tudo hoje em dia. É tudo sobre construir comunicação direta com os consumidores”, disse Botsvadze, que aproveitou para mostrar como Elon Musk, por exemplo, utilizou a sua marca pessoal para impulsionar significativamente o sucesso da Tesla.
“Ao contrário das montadoras que dependem fortemente da publicidade tradicional, o valor da marca da Tesla atingiu quase US$ 72 bilhões em 2024 sem uma equipe de publicidade dedicada. Botsvadze atribui esse sucesso à comunicação direta de Musk com os consumidores e à capacidade de sua marca pessoal de transformar seguidores em defensores da marca”, explicou a publicação.
Uma das dicas do profissional para este assunto é que devemos construir “uma marca pessoal forte. Invista tempo e esforço no desenvolvimento de sua marca pessoal. Compartilhe sua expertise, mostre sua personalidade e envolva-se diretamente com seu público”.
A publicidade tradicional não funciona mais e isso é uma transformação do marketing
Botsvadze ainda pontuou para a publicação que o declínio da publicidade tradicional, mostrando que a queda no consumo de publicidade caiu 90%. Tudo isso porque as pessoas em serviços de streaming, por exemplo, podem ter a opção de assistir a um conteúdo sem ter anúncios.
“Estamos na economia de streaming. E 750 milhões de consumidores têm bloqueadores de anúncios em dispositivos móveis”, disse ele. Por esta razão, Botsvadze enfatiza a importância de os profissionais de marketing mudarem a abordagem para conseguir atingir o público-alvo e trazer mais engajamento.
“Priorize a comunicação bidirecional. Vá além da transmissão de conteúdo para promover conversas genuínas com seu público. Responda a comentários, participe de discussões e mostre que você está ouvindo”, é a dica para os profissionais de marketing conseguirem colher mais frutos das suas campanhas de publicidade.
Um outro ponto é que as pessoas precisam mudar a mentalidade e, com isso, estarem dispostas a enfrentar desafios, experimentando novas tecnologias. “Estamos na era de ouro das mídias sociais. Conteúdo incrível está sendo criado a cada minuto. Por causa disso, marcas que estão dispostas a abraçar a mudança terão oportunidades infinitas”, explicou Botsvadze.
Foto: Unsplash
O post Especialista garante que profissionais de marketing não estão se adaptando à nova realidade apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.