Webinar debateu inovação em embalagens e apresentou cases da Absolut, McDonald’s e do varejo global
A quinta edição do webinar ‘Embalagem de Papel, a Escolha Natural’ teve como tema a Robustez e versatilidade a toda prova. O encontro contou com especialistas internacionais e discutiu soluções sustentáveis no setor de embalagens de papel, além de inovações aplicadas por grandes marcas em suas estratégias ambientais. A gravação do evento está disponível online em versões em português e espanhol.
Organizado por Empapel, Ibá e Two Sides, o webinar recebeu mais de 600 inscritos de diferentes países. A abertura foi feita pelo presidente-executivo da Empapel, José Carlos da Fonseca Jr., que destacou a consolidação do evento como espaço de informação qualificada e a atuação conjunta das entidades organizadoras.
Carlos Mariotti, gerente de política industrial da Ibá, representou o presidente da entidade, Paulo Hartung, e reforçou a importância da indústria de árvores cultivadas. Segundo ele, o setor planta em mais de 10 milhões de hectares no Brasil e preserva outros 7 milhões de florestas nativas, área superior à do estado do Rio de Janeiro.
Já Fabio Mortara, presidente da Two Sides Brasil, defendeu o papel como aliado do consumo consciente e a necessidade de esclarecer mitos sobre o material. “Precisamos buscar formas mais sustentáveis de produzir, transportar, consumir e dispor”, afirmou.
Entre os palestrantes, o britânico Ian Bates, consultor da Blu8, apresentou tendências do mercado global de papelcartão e destacou a redução do uso de plásticos por grandes varejistas. Bates também trouxe dados inéditos sobre percepção de consumidores e relatórios que serão divulgados até o final do ano. “Nunca houve uma época mais importante para estarmos em dia com os fatos e saber onde estão as oportunidades”, disse.
Representando a Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina, Thiago Vasconcelos Duenha falou sobre o programa ‘Receita do Futuro’, que guia a estratégia de sustentabilidade da rede em 20 países da região. Segundo ele, a meta é garantir que todas as embalagens de fibra utilizadas venham de fontes recicladas e certificadas. “Estamos comprometidos com soluções inovadoras que reduzam o desperdício e maximizem a reutilização de materiais em nossa cadeia”, declarou.
O evento contou com o patrocínio de Irani, Papirus e Expoprint, além do apoio institucional de mais de 30 entidades nacionais e internacionais.
Imagem: Freepik