Caros Leitores!
É com grande satisfação que anunciamos a chegada de mais um reforço de peso ao time de colunistas do AcontecendoAqui. A partir de hoje, contamos com a colaboração de Giuliano Thaddeu, profissional com ampla e sólida trajetória na área da Comunicação.
Giuliano assina a nova coluna “Reputação”, um espaço dedicado a refletir sobre um dos temas mais estratégicos para organizações contemporâneas: a gestão da reputação de marca.
Em um cenário cada vez mais regulado, transparente e conectado, as empresas enfrentam desafios crescentes para manter sua imagem íntegra e coerente. A reputação deixou de ser apenas um ativo intangível – tornou-se um elemento central na construção da confiança e na sustentabilidade dos negócios.
Com olhar crítico e experiência prática, Giuliano trará análises, provocações e caminhos possíveis para ajudar gestores a navegarem nesse universo complexo e em constante transformação.
Seja bem-vindo, Giuliano!
Jailson de Sá
Editor
Cuidar de reputações é minha vida há 25 anos. E poder falar sobre isso em um espaço tão nobre quanto o Acontecendo Aqui é uma grande honra.
O que você verá por aqui serão provocações, insights e cases de como podemos gerenciar de maneira profissional e estratégica a nossa imagem pessoal, de nossas empresas e instituições.
Espero vocês todas as segundas!
Muito obrigado pela atenção.
Giuliano Thaddeu
Você está dirigindo em alta velocidade em uma rodovia. Céu limpo. Música alta. Tudo parece sob controle — até que, de repente, um carro cruza a estrada. O pé fundo no freio não resolve. E aí vem a surpresa: o airbag, a única proteção entre seu rosto e o para-brisa, não está lá. Pois bem — acabamos de descrever, figurativamente, o que é enfrentar uma crise sem uma reputação sólida.
Por que algumas empresas sobrevivem e outras não?
Há um equívoco recorrente, especialmente em parcela do mundo corporativo, de entender a gestão da reputação como algo cosmético e, até mesmo, secundário do ponto de vista estratégico. “Estamos indo muito bem sem isso”, ouvi esses dias.
A pergunta é: até quando?
Uma reputação bem cuidada pode até não evitar erros, choques ou ruídos, mas oferece um colchão invisível de proteção — fator decisivo entre a sobrevivência e a falência
de marcas. Em março de 2025, a XP Inc., uma das maiores plataformas de investimentos do país, foi acusada de operar algo próximo a um esquema de pirâmide. Era o carro cruzando a estrada.
Qual a diferença? A XP tinha airbag.
A XP reagiu rápido e mostrou que havia musculatura reputacional acumulada: governança robusta, comunicação ativa com investidores, canais de atendimento
funcionando, time jurídico pronto, histórico de compliance. O que poderia ter sido uma crise reputacional devastadora virou um episódio incômodo — mas gerenciável. As ações voltaram a se recuperar e o resultado financeiro seguiu em alta.
Cinco pontos para cuidar imediatamente
Não existe caminho igual ou solução pré-fabricada quando o assunto é reputação. Cada marca e cada momento exigirão ações diferentes. Contudo, há alguns pontos que são basilares e que merecem um cuidado urgente.
1) Governança que funcione e não apenas exista
Muitas corporações criam mecanismos de gestão apenas para cumprir regulamentações e não para valer. É preciso que conselhos, comitês e estruturas de compliance ganhem vida para além do organograma. Na hora da crise, é fundamental ter quem dê a palavra final.
2) Dissonância entre discurso e prática
Slogan bonito e comportamento reprovável são o combo perfeito para o desgaste de imagem. Alinhar uma comunicação eficiente à boas práticas de gestão gera negócios, gera percepção pública e evita problemas. Como diz minha sócia Soraia Hanna, faça a história antes de contá-la.
3) Comunicação pronta para agir
Ter protocolos de enfrentamento de crises e porta-vozes treinados para promoção da narrativa institucional são elementos básicos e muitas vezes ignorados.
4) Presença contínua
Reputação é um muro de proteção construído tijolo a tijolo. É um trabalho que exige permanência e consistência. O resto é apenas visibilidade e jogo de atenção.
5) Relacionamentos nutridos e fortes
Na hora que a coisa apertar, para quem você irá ligar? É incrível o volume de empresas que se preocupam com os negócios e esquecem dos relacionamentos. O mapa de
stakeholders não pode estar apenas no PPT da trimestral. Ele precisa ter vida e estratégia de aplicação. Qual foi a última vez que reuniu seu time? Tem conversado com os fornecedores? E com o poder público, tem alguma rotina? Executa ações regulares de aproximação com formadores de opinião?
Reputação não é item opcional
A analogia do airbag pode até parecer exagerada, mas não é. Em 2008, empresas com reputação sólida tiveram acesso mais fácil a crédito durante a crise financeira. Em 2020, organizações confiáveis conseguiram adaptar-se mais rapidamente à pandemia. Em 2023, companhias com boa reputação atraíram e retiveram talentos em um mercado de trabalho cada vez mais complexo.
Apesar de todos os alertas no caminho, muitos líderes preferem confiar apenas no seu talento como motoristas. Mas o problema das crises é que elas não perguntam quem
está ao volante. Elas apenas testam se havia airbag. Reputação, no fim das contas, é item essencial em qualquer viagem.
Giuliano Thaddeu – Foto: Criterio, Divulgação
O post ESTREIA | Colunista Giuliano Thaddeu – Reputação ou ambulância: a escolha é sua! apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.