Executivos discutem tendências em patrocínios no Sponsors Brasil 2025

O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro em São Paulo Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo, foi palco do Sponsors Brasil 2025 – Encontro Nacional de Gestão de Patrocínios, o maior evento do setor no país. Organizado pela APBR, o encontro reuniu mais de […]

O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro em São Paulo

Executivos discutem tendências em patrocínios no Sponsors Brasil 2025

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo, foi palco do Sponsors Brasil 2025 – Encontro Nacional de Gestão de Patrocínios, o maior evento do setor no país. Organizado pela APBR, o encontro reuniu mais de 300 profissionais, incluindo executivos, especialistas e líderes do mercado, para debater tendências, estratégias e inovações no universo dos patrocínios.

A programação contou com 21 palestras e painéis, além de 17 sessões de mentoria, envolvendo 62 palestrantes e mentores renomados.

“O Sponsors Brasil foi um sucesso. E para nós da APBR foi uma satisfação poder realizar este encontro. Temos um ano e meio como associação e acredito que a gente vem fazendo um trabalho relevante pelo tamanho e relevância das marcas que estavam em nosso evento. São empresas que acreditam em nosso trabalho, em nosso projeto que é elevar o mercado de patrocínio ao status que ele merece”, destacou Adauto Gudin, Presidente da APBR.

Programação diversificada

Um dos destaques do evento foi a palestra internacional “Como Mensurar Resultados em Patrocínios? O Caminho Mais Curto para o ROI é o ROO”, conduzida por Paul Pednault, CEO e fundador da Sponsorium International.

“Fiquei impressionado com a qualidade da organização. O Brasil está em um momento de crescimento em termos de atividades de patrocínios e vemos uma tendência futura positiva com governos e setor privado. Estamos no Brasil há muito tempo, muitos anos, e eu diria que 2025 é um ano realmente muito bom para atividades do setor de patrocínio por todo o Brasil”, afirmou Paul Pednault.

Executivos discutem tendências em patrocínios no Sponsors Brasil 2025
Imagem: Foto: The Fisherman Films / APBR

Outro destaque do evento foi a apresentação de Samuel Lloyd, diretor comercial da Urbia Parques, que explorou o potencial dos patrocínios na promoção da sustentabilidade e preservação ambiental, destacando a gestão da concessão do Parque do Ibirapuera como um case de sucesso.

Já Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcelorMittal, trouxe uma perspectiva sobre o investimento social e os patrocínios da empresa.

Painéis temáticos e mentorias práticas

Os painéis temáticos foram destaque no Sponsors Brasil 2025, promovendo discussões aprofundadas com grandes nomes das áreas de esporte, cultura e responsabilidade social.

No painel “Patrocínio no Esporte: O poder da emoção, alcance e mobilização do esporte”, participaram a Secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Cel. Helena Reis, Roque Mendes, Business Director da Vicar, Vinícius Bastiani, Gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras, e Eduardo Leite, sócio-diretor do Grupo Kleffer. Durante o debate, Cel. Helena Reis reforçou a importância do patrocínio para o desenvolvimento esportivo:  

“Patrocínio é essencial para o desenvolvimento do esporte, seja para os atletas, clubes, federação e, também, como política pública. Este evento é importante pois coloca junto diversos atores que atuam nessa área, sejam possíveis investidores, equipes marketing, e de projetos que querem ter algum ipod e patrocínio. Essa união e troca de experiências pude perceber que foi muito valiosa e com certeza daqui vão surgir novas ideias e iniciativas”, afirmou Cel Helena Reis.

O painel “Como as marcas podem utilizar o audiovisual para potencializar seus patrocínios” trouxe à tona o papel estratégico do audiovisual em projetos patrocinados. Gabriela Desire, consultora de projetos de infraestrutura do BTG Pactual, Iara Cardoso, CEO do Grupo Storm, e Juliano Rossi Machado, vice-presidente de marca da RAM América do Sul, discutiram como proponentes e patrocinadores podem colaborar para maximizar resultados e engajamento.  

No âmbito social, o painel “A importância do Patrocínio Social alinhado aos objetivos de marca” contou com as contribuições de Renato Politi, da Sponsorium América Latina, Laís Musetti, da Braskem, e Tatiana Bizzi, do Instituto Alcoa.

Além desses temas, o evento também abordou questões relevantes sobre cultura, eventos e regulamentação de casas de apostas, ampliando o escopo das discussões e reforçando o papel do patrocínio como ferramenta estratégica em diferentes contextos.

Executivos discutem tendências em patrocínios no Sponsors Brasil 2025
Foto: The Fisherman Films / APBR 

O painel “Patrocínio na Cultura: A sinergia entre produtores, patrocinadores e público” trouxe à tona discussões sobre o impacto cultural dos patrocínios. No palco, estiveram Andréa de Araújo Nogueira, gerente do Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, Alexandre Gidaro, gerente de Filial SP da Caixa Cultural, e Vander Lins, coordenador de programação cultural e projetos especiais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que compartilharam suas experiências sobre como os patrocínios podem fortalecer a cultura e engajar o público de forma sustentável.

No setor de eventos, o painel “Patrocínio em Eventos e Live Marketing: Estratégias, Tendências” reuniu nomes do segmento, como Paulo Octavio de Almeida, diretor-presidente da UBRAFE, Andrea Rizzi, head team Deal da Red Door Agency, Gianna Toni, special projects and partnerships manager da Francal, Marcelo Oliva, head comercial de eventos da EQUI Investimentos, e Eduardo Frezarin, co-founder e CEO da YAZO. O painel abordou as mais recentes estratégias e tendências do live marketing, discutindo como os eventos podem se beneficiar de patrocínios para gerar experiências impactantes.

Prêmio Patrocínio Brasil 2025

Executivos discutem tendências em patrocínios no Sponsors Brasil 2025
Foto: The Fisherman Films / APBR

No dia 26 de fevereiro, o Sponsors Brasil 2025 encerrou a programação com a realização da 1ª edição do Prêmio Patrocínio Brasi. Os parâmetros de julgamento do foram totalmente baseados em valores de patrocínio e estruturados pela tecnologia da Sponsorium, garantindo um processo objetivo e parametrizado.

A cerimônia premiou marcas, profissionais e projetos que se destacaram no mercado brasileiro ao longo do último ano, abrangendo áreas como esporte, cultura, entretenimento, eventos corporativos e responsabilidade social.

“Foi muito bom para a Sponsorium participar do primeiro prêmio de patrocínio do Brasil. Compartilhar nossa experiência internacional só foi possível graças ao profissionalismo do Presidente da APBR e de toda a diretoria. Continuamos juntos apoiando o crescimento de uma entidade tão importante para o setor”, afirmou Renato Politi, head de desenvolvimento de negócios para América Latina da Sponsorium.

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