No dia 7 de novembro, uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) encontrou várias irregularidades em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. O resultado da fiscalização foi divulgado na quarta-feira, dia 27 de novembro. A Prefeitura de Sorocaba contestou alguns dos problemas apontados, mas se comprometeu a resolver outros.
As UBSs fiscalizadas estão nos bairros Ulisses Guimarães e Aparecidinha. Os fiscais notaram que ambas as unidades não tinham o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) dentro do prazo de validade, o que é uma exigência de segurança.
Na UBS da Aparecidinha, os fiscais encontraram ainda a falta de cinco vacinas essenciais: BCG, Poliomielite, DTP (tríplice bacteriana), Anti-rábica e Meningocócica C. Além disso, alguns medicamentos estavam armazenados de forma inadequada, em contato com a parede, o que é um erro, e o desfibrilador da unidade não tinha o certificado de calibração atualizado. A unidade também apresentava móveis danificados, problemas de higiene e uma instalação elétrica precária, além de equipes de saúde incompletas.
A Prefeitura de Sorocaba disse que está tomando medidas para corrigir as falhas, mas negou alguns dos pontos levantados pela fiscalização.
Para mais noticias, acompanhe o Portal Sorocabanices.
The post Fiscalização surpresa encontra irregularidades em duas UBSs de Sorocaba first appeared on SorocabaniceS.