Games estão mudando os hábitos de consumo de álcool

A Asahi Group Holdings, empresa japonesa de bebidas, está direcionando sua atenção a blogueiros, gamers e influenciadores – um público até então pouco explorado, mas que, segundo o CEO Atsushi Katsuki, é um dos principais responsáveis pela queda no consumo de bebidas alcoólicas. Em entrevista ao Financial Times, Katsuki afirmou que “não há dúvidas” de […]

A Asahi Group Holdings, empresa japonesa de bebidas, está direcionando sua atenção a blogueiros, gamers e influenciadores – um público até então pouco explorado, mas que, segundo o CEO Atsushi Katsuki, é um dos principais responsáveis pela queda no consumo de bebidas alcoólicas.

Em entrevista ao Financial Times, Katsuki afirmou que “não há dúvidas” de que os games, os streamings de vídeo e as redes sociais têm influenciado mais o comportamento dos jovens em relação ao álcool do que a preocupação com os danos à saúde.

“Antes, o álcool tinha um papel muito maior no entretenimento e na diversão das pessoas”, disse ele. Agora, com mais opções de lazer, o tempo livre é direcionado a outras atividades – o que, segundo o CEO, afeta mais os lucros do setor do que uma suposta escolha da Geração Z por evitar totalmente o álcool.

Para ele, essa mudança de comportamento representa uma oportunidade: conquistar esse público digitalmente engajado com bebidas premium e alcoólicos de maior valor para consumo doméstico.

Segundo dados da consultoria IWSR, citados pelo Financial Times, as vendas globais de bebidas alcoólicas caíram 1% em volume, mas cresceram 2% em valor em 2023.

Por qual motivo a Geração Z é importante?

Embora manchetes recentes indiquem uma queda no consumo entre os jovens – geralmente associada à busca por um estilo de vida mais saudável –, pesquisas revelam um cenário mais equilibrado. O relatório aponta que o conceito de “beber com prazer” está mais próximo da realidade do que o de “não beber”.

Nesse contexto, a estratégia da Asahi pode estar no caminho certo. Há um número crescente de pessoas que passam mais tempo em casa, mas que não rejeitam totalmente o consumo de álcool. Esses grupos, altamente conectados e ativos digitalmente, representam uma nova e potencialmente lucrativa oportunidade.

Um levantamento da WARC confirma essa tendência: 64% da Geração Z participou de jogos com interação social no último mês, enquanto apenas 60% frequentou bares no mesmo período.

Foto: Pexels

Foto: WARC

O post Games estão mudando os hábitos de consumo de álcool apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.