Agentes com tecnologia de IA e ferramentas agenticas estão entre os termos mais comentados da indústria em 2025. Tais soluções estão em pauta constante por colocarem a “mão” na massa, realizando tarefas, em vez de apenas fazer sugestões.
Assim, o Google acaba de dar um grande passo para se estabelecer como um desenvolvedor líder dessas ferramentas, revelando uma série de soluções de IA agentica para profissionais de marketing. O anúncio foi feito em seu evento anual: o Google Marketing Live, que ocorreu nesta última quarta-feira (21/5), na Califórnia.
As novas ferramentas do Google incluem um agente de IA chamado Marketing Advisor, integrado ao navegador Chrome, que deve ser lançado ainda este ano. O Marketing Advisor foi desenvolvido para acessar informações sobre os objetivos específicos de um profissional de marketing, fornecendo sugestões personalizadas sobre como alcançá-los, com base em informações on-line.
Por exemplo, o Marketing Advisor pode perceber quando sites poderiam se beneficiar de melhores marcações e adicionar novas tags de forma independente, após o consentimento do proprietário do site. Os usuários do Marketing Advisor também podem interagir com o agente por texto ou voz.
“Muita da promessa da IA é ser um companheiro para ajudar você a realizar o trabalho mais rapidamente”, disse Dan Taylor, vice-presidente global de anúncios do Google, à AdWeek. Ele descreveu as ferramentas como “uma nova fronteira” porque facilitariam a realização de tarefas para as empresas.
O Marketing Advisor também pode ajudar anunciantes a avaliar a eficácia de diferentes táticas de negócios. Por exemplo, ele pode destacar tendências sazonais para diferentes categorias de produtos, escreveu Vidhya Srinivasan, vice-presidente e gerente geral do Google Ads e Commerce, em uma postagem no blog.
Como o agente está embutido no Chrome, ele funciona em sites individuais e plataformas CMS, e não está limitado às propriedades do Google como Ads e Analytics.
Google Ads e Analytics também estão recebendo agentes de IA
O Google também está lançando assistentes agenticos dentro das suas suítes Ads e Analytics, facilitando para os profissionais de marketing a criação de campanhas publicitárias e a realização de melhorias de desempenho em tempo real.
Esses assistentes foram projetados para aprender com diversas fontes de dados, incluindo informações fornecidas pelos clientes, páginas de destino das campanhas e o desempenho de diferentes criativos, disse Taylor.
Por exemplo, profissionais de marketing que usam o Google Ads podem receber sugestões personalizadas de novas palavras-chave a serem adicionadas, localizações geográficas a serem segmentadas ou criativos a serem utilizados. Se o profissional de marketing aprovar qualquer uma dessas sugestões, o sistema pode implementá-las automaticamente.
Usuários do Google Analytics verão novos insights e tendências, como os locais em que os visitantes do site passam mais tempo. O agente de IA pode, então, fazer recomendações personalizadas e implementá-las automaticamente se o proprietário do site concordar.
Embora os agentes comecem no Ads e Analytics, o Google pretende expandir esses recursos agenticos para todo o seu portfólio de anúncios, segundo Taylor.
A notícia surge logo após o Google anunciar diversas ferramentas de IA voltadas ao consumidor em sua conferência anual de desenvolvedores I/O, realizada na terça-feira, incluindo ferramentas agenticas como o checkout automatizado para compras no Modo IA.

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Anunciantes correm para adotar ferramentas de agências
O ecossistema de marketing está correndo para adotar ferramentas agenticas que possam aumentar a eficiência e melhorar o desempenho das campanhas publicitárias.
A Meta já está utilizando soluções de IA que podem tomar decisões com pouca supervisão humana. Em dezembro, a gigante das redes sociais lançou o Andromeda, um programa de IA dentro da sua suíte Advantage+, que pode analisar milhões de criativos publicitários e escolher qual mensagem enviar a um consumidor individual.
Mesmo startups menores estão entrando no espaço da IA agentica. A empresa de tecnologia publicitária Scope3 lançou recentemente uma plataforma de mídia agentica com integrações com a Meta e o Amazon DSP.
Com a corrida da IA esquentando, o Google separou US$ 75 bilhões em investimentos de capital este ano para impulsionar suas iniciativas de desenvolvimento.
Por sua vez, no GML, o Google também revelou ferramentas criativas com IA, alimentadas pelas tecnologias Veo e Imagen, que podem gerar imagens e vídeos para campanhas com apenas um clique. Também atualizou sua ferramenta de lances inteligentes com suporte de IA para melhorar a segmentação e as conversões.
Google aberto a compartilhar lances em tempo real com rivais, mas rejeita separação
Mesmo com o Google avançando com suas inovações em publicidade com IA, duas decisões antitruste podem desmantelar partes centrais do seu negócio.
Em um dos casos, a divisão de buscas do Google foi considerada um monopólio ilegal, e o Departamento de Justiça está pedindo a um juiz federal que obrigue o Google a se desfazer do Chrome.
No segundo caso, partes do negócio de tecnologia publicitária do Google foram consideradas em violação às leis de concorrência dos EUA, e o Departamento de Justiça quer que o Google venda sua bolsa de anúncios AdX e seu servidor de anúncios DoubleClick for Publishers.
Os investimentos contínuos da empresa em ferramentas de IA para marketing no Chrome e em suas plataformas de anúncios podem ser desperdiçados se o Google for forçado a dividir seus negócios.
Fonte: AdWeek
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