Grandes anunciantes ainda resistem

O crescimento das receitas publicitárias da Premier Broadcast Networks – unidade da iHeartMedia que vende anúncios em rádios com alcance nacional nos EUA – demonstra que os grandes anunciantes continuam investindo, mesmo diante de desafios econômicos. Segundo Bob Pittman, CEO da empresa, o aumento de 2% na receita no 1° trimestre mostra que essas marcas […]

O crescimento das receitas publicitárias da Premier Broadcast Networks – unidade da iHeartMedia que vende anúncios em rádios com alcance nacional nos EUA – demonstra que os grandes anunciantes continuam investindo, mesmo diante de desafios econômicos. Segundo Bob Pittman, CEO da empresa, o aumento de 2% na receita no 1° trimestre mostra que essas marcas estão lidando com a situação com resiliência.

Para ele, os riscos maiores recaem sobre pequenas e médias empresas, que tendem a ser mais impactadas por notícias negativas.

Cenário atual

No 1° trimestre, a participação da iHeartMedia no mercado publicitário de rádio chegou a 40%, segundo dados da Miller-Kaplan. “Os grandes anunciantes preferem trabalhar com menos parceiros – e nós devemos ser o número um”, afirmou Pittman.

No grupo Multiplataforma (que inclui rádio), houve queda de 3,4% na receita, desconsiderando a publicidade política. Já o grupo de Áudio Digital viu a receita com podcasts crescer 28%, enquanto os demais formatos digitais aumentaram 8,7%.

Entre os setores com maior crescimento em investimentos estão serviços profissionais, tecnologia e telecomunicações, beleza e bem-estar, e educação. Já os que mais recuaram foram restaurantes, setor automotivo, jogos e publicidade política.

Importante destacar: nenhum setor representa mais de 5% da receita total da empresa, e nenhum anunciante individual responde por mais de 2% do faturamento.

Monetização

Segundo Pittman, o retorno do crescimento da Premier Broadcast Networks é um sinal da força crescente do rádio tradicional entre os grandes anunciantes – impulsionada também pela audiência. “Temos mais ouvintes hoje do que há dez anos”, destacou.

No entanto, ele reconhece que o rádio enfrenta desafios de monetização, já que está passando de um modelo baseado em “spots” (inserções publicitárias tradicionais) para plataformas digitais. Com o avanço das tecnologias de anúncios, o rádio também começa a adotar estratégias programáticas.

Foto: Pexels

Fonte: WARC

O post Grandes anunciantes ainda resistem apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.