
Um incêndio ocorreu na tarde de terça-feira (29) nas proximidades da Reserva Ecológica do IBGE, localizada em Brasília, conforme comunicado oficial da presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Durante as operações de combate ao fogo, que ameaçava se espalhar para a reserva, dois servidores do órgão, que faziam parte da brigada de incêndio, perderam suas vidas.
As vítimas foram identificadas como Manoel José de Souza Neto, de 65 anos, que ocupava o cargo de Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e estava na instituição desde 18 de fevereiro de 1982, e Valmir de Souza e Silva, também de 65 anos, que exercia a mesma função e foi admitido em 22 de junho de 1981.
Em decorrência da tragédia, a presidência do IBGE declarou luto oficial de três dias. A Superintendência do órgão no Distrito Federal está prestando assistência às famílias dos falecidos e adotando as providências necessárias.
Presidente Lula lamenta tragédia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às famílias, aos colegas de trabalho e a todos que se dedicam diariamente à proteção do meio ambiente. “Esses trabalhadores estavam cumprindo sua missão com coragem e comprometimento, defendendo o nosso país, a nossa biodiversidade e o nosso povo”, lamentou Lula, em nota nesta quarta-feira (30).
O presidente recordou de ações do governo federal contras os incêndios florestais e os efeitos da emergência climática e afirmou que, “ainda há muito a fazer”. “Vamos seguir investindo, com seriedade e responsabilidade, para proteger vidas humanas, as florestas brasileiras e o futuro das próximas gerações”, ressaltou.

Veja a seguir:
Lamento profundamente a trágica perda dos dois servidores do IBGE durante o combate ao incêndio florestal no Distrito Federal. Minha solidariedade e meu abraço às famílias, aos colegas de trabalho e a todos que se dedicam diariamente à proteção do meio ambiente. Esses…
— Lula (@LulaOficial) July 30, 2025
Leia também

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai no interior de São Paulo

Câmara de São Paulo implementará IA para analisar projetos de lei
Publicado por Nícolas Robert
*Reportagem produzida com auxílio de IA