Categorias

Influenciadores preferem YouTube e TikTok, enquanto marcas focam no Instagram

Uma pesquisa realizada pela Influency.me e pela Opinion Box, com a participação de 900 profissionais do segmento, revelou que o YouTube é considerado a rede social com o modelo de monetização mais atrativo para criadores de conteúdo. Em seguida, o TikTok foi apontado como a segunda melhor estratégia de monetização, enquanto o Instagram ocupa a […]

Uma pesquisa realizada pela Influency.me e pela Opinion Box, com a participação de 900 profissionais do segmento, revelou que o YouTube é considerado a rede social com o modelo de monetização mais atrativo para criadores de conteúdo.

Em seguida, o TikTok foi apontado como a segunda melhor estratégia de monetização, enquanto o Instagram ocupa a terceira posição.

Na edição anterior da pesquisa (2023-2024), 53% dos criadores de conteúdo consideravam o Instagram a melhor rede social em termos de desempenho do algoritmo. Neste ano, porém, apenas 43% dos influenciadores mantêm essa percepção, evidenciando que o Instagram tem perdido espaço na preferência dos criadores.

Para Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, essa percepção dos criadores acontece devido à diminuição na entrega de conteúdo no Instagram. “O algoritmo do Instagram costuma entregar stories de influenciadores a uma taxa entre 5% e 15% dos seguidores do influenciador. Já no TikTok, vídeos com bom desempenho na amostragem inicial podem atingir 100% ou mais do número de seguidores, além de alcançar milhões de pessoas que não seguiam o influencer”, explica.

Opinião das marcas

Já para 85% das marcas que participaram da pesquisa, o Instagram continua sendo a melhor rede social para ações com influenciadores. Em segundo lugar, a preferência das marcas é por trabalhar com influenciadores no Facebook e, em terceira posição, no YouTube.

E por que o Instagram é a rede social que as marcas preferem? Conforme explica o CEO da Influency.me, uma das razões é que essa rede social foi lançada em 2010, enquanto o TikTok só chegou em 2016. “Seis anos de diferença podem parecer pouco. Mas, em redes sociais, é uma diferença significativa. Esse tempo a mais foi usado para criar e amadurecer influenciadores, além das marcas aprenderem e se acostumarem às ferramentas da rede social”, explica.

O nível médio de profissionalização no Instagram é maior do que no TikTok, complementa Rodrigo Azevedo. “As marcas também estão mais treinadas a rodar campanhas no Instagram. Em termos simples, tem um pouco de inércia: ‘tenho feito assim, já sei fazer assim, estou na minha zona de conforto, por isso continuo fazendo desse jeito’. Então, acreditamos que é uma questão de tempo, para que os influenciadores no TikTok amadureçam, as marcas aprendam e ganhem mais confiança nesta rede”, finaliza.

O post Influenciadores preferem YouTube e TikTok, enquanto marcas focam no Instagram apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.