Insights do primeiro dia do Congresso da Fenabrave

Imagem: Fenabrave – Divulgação   por Leonardo Ghidini* Prezados leitores do AcontecendoAqui, Nos últimos dias 16 e 17/06, tive a oportunidade de participar em Florianópolis (CentroSul) do 16º Congresso da FENABRAVE SC (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com o tema INOV AÇÃO, INSPIRAÇÃO e AÇÃO. Ao longo de dois dias, foram vivenciadas interessantes […]

Imagem: Fenabrave – Divulgação

 

por Leonardo Ghidini*

Prezados leitores do AcontecendoAqui,

Nos últimos dias 16 e 17/06, tive a oportunidade de participar em Florianópolis (CentroSul) do 16º Congresso da FENABRAVE SC (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com o tema INOV AÇÃO, INSPIRAÇÃO e AÇÃO. Ao longo de dois dias, foram vivenciadas interessantes tendências e habilidades com aplicação prática imediata, oferecendo uma programação totalmente alinhada ao tema central, externa a inovação e a gestão de resultados. Priorizamos assistir às palestras da plenária principal.

No primeiro dia, começamos com a palestra de Pedro Englert, sócio da StartSe . Com o tema “Empreendedorismo, inovação e liderança”, Pedro destacou que de todas as tecnologias, a que precisa ser transformada prioritariamente é a de Gestão. Segundo ele, as melhorias chegam em um limite de contribuição, depois disso é necessário inovar, buscando uma quebra de paradigmas, tal qual “meu cliente nunca vai comprar um carro chinês” (direcionado especialmente aos distribuidores de marcas tradicionais como Chevrolet, Fiat, Volkswagen, etc.).

Em relação às formas de gestão, não é possível dar autonomia para um time que não esteja alinhado com o planejamento estratégico da empresa, principalmente pela falta de confiança do gestor em sua equipe. É importante que o time tome decisões junto com a gestão da empresa. Além disso, destacou que antigamente era “moda” colocar o cliente no centro de tudo, sendo atualmente uma necessidade, pois a oferta de produtos e serviços é muito maior que a demanda. É preciso ainda buscar inovações incrementais, como a IA por exemplo e novos negócios, para trazer novas fontes de receita.

Leonardo Ghidini e Piter Santana, diretor executivo da Fenabrave SC e organizador do evento

Ainda no dia 16, tivemos a palestra de Thiago Barroso, Senior Business Executive da Google . Ele começou destacando que, nos dias de hoje, o comportamento do consumidor é “previsivelmente imprevisível”. Atualmente, ele transita de forma fluída e simultânea entre 4 comportamentos: Searching, Streaming, Scrolling (navegação) e Shopping. Ele afirma que somente a Busca e o YouTube colocam os anunciantes diante dos consumidores em todos esses 4 comportamentos.

Em relação ao Streaming, Thiago destacou que o YouTube é líder entre os streamings no tempo de exibição em CTV (Connected TV) com mais de 75 milhões de brasileiros na audiência. Ainda em relação à CTV, outro dado importante é que 60% dos usuários acima de 18 anos assistem mais YouTube que Netflix.

Sobre o Scrolling, os dados também são impressionantes: 2 bilhões de usuários acessam Google mundialmente por mês, com 70 bilhões de visualizações por dia. Em relação ao Brasil, destacou que 60% dos usuários logados no Youtube assistem a Shorts e vídeos mais longos no período de uma semana. Além disso, o YouTube é a plataforma preferida de 92% dos brasileiros.

Sobre Searching, ele reflete o desejo e a expressão do consumidor. Este dado é impressionante: mais de 15% das pesquisas diárias nunca foram feitas antes!

No Shopping, os consumidores brasileiros afirmaram que, sem a Google, seria mais difícil tomar decisões de compra. Outra informação importante: 83% da GenZ no Brasil usa a Busca para descobrir, navegar, ter ideias, pesquisar e comprar.

Sobre a IA da Google, ela está liberando todo o potencial da Busca. As Overviwes de IA já alcançam mais de 1 bilhão de pessoas todos os meses e ainda aumentaram o volume de pesquisas comerciais. Trazendo para a nossa realidade, 46% dos brasileiros já utilizaram a Gen IA nos últimos 12 meses, sendo que a média global é de 38%. Ele trouxe um exemplo bem prático de aplicação da IA Google: antes, você configurava seus anúncios para mostrar seu produto para homens de 18 a 25 anos, específicos em automóveis; com a IA, você vai configurar seus anúncios para vender seus carros, com lucro, para quem estiver interessado neles.

Em breve traremos os principais insights do segundo dia do Congresso.


*Leonardo Ghidini
é Executivo em Gestão Comercial e Marketing especializado no setor automotivo e sócio da HL Ghidini Consultoria

O post Insights do primeiro dia do Congresso da Fenabrave apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.