Insights do segundo dia do 16º Congresso da FENABRAVE SC

Imagem: Fenabrave – Divulgação por Leonardo Ghidini* Prezados leitores do Acontecendo Aqui, No segundo dia do 16º Congresso da FENABRAVE SC, tivemos mais duas palestras interessantes. A primeira foi de Davi Ziner, Consultor Empresarial e Professor da Fundação Dom Cabral, com o tema ‘Diferenças entre Líderes e Gestores”. Ele começou falando sobre os 3 pilares […]

Imagem: Fenabrave – Divulgação

por Leonardo Ghidini*

Prezados leitores do Acontecendo Aqui,

No segundo dia do 16º Congresso da FENABRAVE SC, tivemos mais duas palestras interessantes. A primeira foi de Davi Ziner, Consultor Empresarial e Professor da Fundação Dom Cabral, com o tema ‘Diferenças entre Líderes e Gestores”. Ele começou falando sobre os 3 pilares de uma organização: Propósito, Valores e Visão. Em relação ao propósito organizacional, destacou sua importância para o engajamento dos colaboradores, sendo uma resposta para a razão da existência de uma organização, essencial para seu direcionamento.

Sobre os valores, eles devem refletir sua prática no cotidiano organizacional, responsáveis pela construção de sua cultura e devem ser vivenciados por todos os colaboradores da empresa, sendo essenciais para a confiança e o engajamento de todos. A efetividade dos valores deve se materializar em ações e decisões cotidianas dentro da organização. Um propósito bem definido serve como base para as decisões estratégicas e a construção da identidade organizacional.

Em relação à visão, ela nada mais é que o sonho do líder. Uma visão inspiradara bem articulada motiva a equipe, guiando-a em direção a objetivos compartilhados com claro e propósito. Ela é a escolha de onde a organização quer chegar em relevância, tamanho, responsabilidades e protagonismo perante suas partes interessadas. Deve ser uma meta audaciosa, instigante, fora da zona de conforto e tão desafiadora que impulsione a organização em crescimento e perenidade.

Depois dessa contextualização, ele chegou ao tema principal da palestra, onde líderes e gestores têm papéis essenciais e interligados. Ele começa afirmando que Gestores focam em processos enquanto líderes inspiram equipes. Os líderes devem articular uma visão que inspire e direcionar a equipe para metas de longo prazo. Os gerentes são responsáveis pela otimização de recursos e garantem que as operações diárias sejam realizadas de maneira eficaz.

Na sequência, ele apresentou as diferenças nas abordagens entre gestão e liderança. Os líderes assumem riscos e incentivam a inovação, desafiando a equipe a explorar novas possibilidades e abordagens. Além disso, adotamos uma comunicação empática, inspiradora e clara, promovendo um diálogo aberto entre os membros da equipe. Por outro lado, os gestores priorizam o cumprimento de prazos e a organização de recursos, mantendo a estabilidade no ambiente de trabalho. Por fim, os investidores utilizam dados para o planejamento estratégico, garantindo que as metas sejam alcançadas de forma eficaz.

Para encerrar, tivemos a palestra de Chico Recalde, Diretor de Marketing do Reclame Aqui. Ele começou trazendo um dado interessante: apenas 4% do tráfego entra no site para fazer reclamações, enquanto 96% passam para consultar a consulta de uma empresa. O RA tem impressionantes 25 milhões de acessos por mês, com mais de 46 mil reclamações.

Segundo ele, “o consumidor chegou antes da propaganda”, pois quando ele entra em uma entrega de veículos, ele não está esperando o atendimento do concorrente. Ele está esperando a experiência do Nubank, da Netflix ou da Amazon.

O cliente conectado tem um novo padrão de confiança. Chico afirma que as montadoras constroem desejos e entregam realidade. No Reclame Aqui, o problema mais relatado nas montadoras é defeito, mecânica, peça. Nas entregas é mau atendimento. Todo mundo está no mesmo jogo de confiança, pois não existe mais o benefício da dúvida para quem acabou de chegar (referindo-se às marcas chinesas). Também não existe mais “respeito automático” para quem está há décadas no mercado. A régua do consumidor é uma só: como você trata ele hoje.

Crescer em vendas é crescer em visibilidade (e cobrança). A dúvida não é se a sua marca vai receber reclamação. É o que você vai fazer com isso. Porém, a reclamação não é o problema. É a chave da solução, pois a marca que escuta, responde e melhora, está construindo fidelidade no longo prazo. A que silencia, perde mais do que vendas. Perde a confiança. Conquistar o cliente não é sobre convencê-lo. É sobre merecê-lo. O cliente conectado não compra apenas um carro. Ele compra uma confiança.

Enfim, espero que você goste desses conteúdos e que eles tenham alguma relevância no seu dia a dia.


*Leonardo Ghidini 
é Executivo em Gestão Comercial e Marketing especializado no setor automotivo e sócio da HL Ghidini Consultoria

O post Insights do segundo dia do 16º Congresso da FENABRAVE SC apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.