A Justiça da Argentina autorizou a extradição do sorocabano Wellington Firmino e de outros quatro brasileiros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Firmino, que trabalhava como motoboy, foi condenado a 17 anos de prisão por participação nas ações que buscaram um golpe de Estado.
A decisão foi proferida pelo juiz Daniel Rafecas, do Tribunal Federal Criminal nº 3 da Argentina. Segundo a CNN Brasil, os réus anunciaram que vão recorrer à Suprema Corte argentina. Mesmo após o julgamento da Corte, a decisão final deve ser tomada pelo presidente do país, Javier Milei.
Além de Wellington Firmino, também tiveram a extradição autorizada:
- Joelton Gusmão de Oliveira
- Rodrigo de Freitas Moro Ramalho
- Joel Borges Correa
- Ana Paula de Souza
Os cinco brasileiros estavam foragidos na Argentina e foram detidos no fim de 2024. A extradição foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), responsável por conduzir os processos relacionados aos ataques às sedes dos Três Poderes.
O caso segue em tramitação enquanto os condenados recorrem às instâncias superiores da Justiça argentina.

The post Justiça da Argentina decide extraditar sorocabano Wellington Firmino e outros quatro condenados pelos atos de 8 de janeiro first appeared on SorocabaniceS.




