Lula tem conversa secreta com Maduro e fala sobre a paz na América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou secretamente por telefone com o líder venezuelano Nicolas Maduro na semana passada e falou sobre a “paz na América do Sul e no Caribe” e as ações dos Estados Unidos na região. A conversa entre os mandatários não constava na agenda oficial de Lula e também não […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou secretamente por telefone com o líder venezuelano Nicolas Maduro na semana passada e falou sobre a “paz na América do Sul e no Caribe” e as ações dos Estados Unidos na região. A conversa entre os mandatários não constava na agenda oficial de Lula e também não foi divulgada previamente. A informação foi confirmada pela Jovem Pan.

A conversa entre Lula e Maduro é a primeira aproximação entres os líderes desde 2024, quando o brasileiro não reconheceu a reeleição do presidente venezuelano, que não aceitou o posicionamento do Brasil. Os dois eram aliados desde que Maduro assumiu o poder.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Lula e Maduro conversam em um momento de tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela. O presidente norte-americano, Donald Trump, já deixou claro que não descarta a possibilidade de enviar tropas à Venezuela e chegou a falar que os dias de Maduro à frente do governo “estão contados”.

Os norte-americanos também tem atacado constantemente embarcações no Caribe. Atos que já deixaram ao menos 83 mortos. Em meio a esses ataque, Lula tem constantemente dito que a América Latina e o Caribe dever ser uma zona de paz e colocou o Brasil a disposição para mediar os conflitos.

A aproximação entre Lula e Maduro aconteceu na mesma semana em que o mandatário brasileiro conversou com Trump na mesma semana. “Tivemos uma boa conversa. Falamos mais sobre o comércio e sanções econômicas contra o Brasil. Mas, sabem, gosto dele”, disse Trump, sem acrescentar detalhes.

A conversa foi por telefone e durou aproximadamente 40 minutos. Os líderes teriam discutido diversos assuntos, como economia e combate ao crime organizado, segundo o Planalto, que também informou que o petista indicou que a decisão de retirada das tarifas de 40% a alguns produtos brasileiros foi positiva, mas que outros produtos tarifados precisam ser negociados.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.