O setor de propaganda e marketing tem assistido a uma mudança na forma como as marcas se comunicam com o público. A tradicional presença dos outdoors e banners nas ruas, avenidas e fachadas de estabelecimentos vem cedendo espaço para uma alternativa mais moderna: os painéis de LED.
Se antes as imagens eram estáticas e com mensagens limitadas, com a tecnologia digital é possível trazer dinamismo e interatividade à mídia out-of-home.
“O crescimento do uso de telas nas grandes cidades oferece uma série de vantagens sobre os tradicionais outdoors e banners de papel ou lona. Enquanto um exige produção gráfica, logística de instalação e tem limitações de conteúdo, os painéis digitais permitem a atualização instantânea das mensagens, a exibição de vídeos e animações, além de terem uma maior capacidade de atrair a atenção do público com cores vibrantes e movimento”, ressalta José Carlos Cassucce, diretor-geral da Azul Light, empresa especializada em projetos de painéis de LED.
Campanhas personalizadas
Para o mercado publicitário, o uso das telas garante a possibilidade de agendar campanhas específicas para horários determinados ou adaptar o conteúdo em tempo real de acordo com as condições climáticas, datas comemorativas ou eventos locais, otimizando a comunicação com o público-alvo. Isso resulta em campanhas personalizadas e, consequentemente, mais assertivas.
Os postos de combustíveis são um exemplo de estabelecimento que apostou na alternativa. “Os painéis de LED permitem que os valores sejam atualizados de forma prática e contínua. Uma agilidade que beneficia o cliente e também o negócio, que não precisa trocar as placas de preços constantemente. Os painéis ainda possibilitam o anúncio de promoções e deixam o local esteticamente mais moderno”, acrescenta Cassucce.
Outro aspecto que tem motivado a substituição dos outdoors e banners tradicionais é a sustentabilidade. Ao eliminar a necessidade de impressão de materiais e reduzir o uso de papel e tintas, os painéis digitais se mostram opções mais ecológicas. “Embora o investimento inicial em painéis de LED seja maior, é fato, a longo prazo, a economia com produção gráfica, transporte e instalação faz com que a versão digital seja economicamente viável”, pondera o diretor da Azul Light.
Além disso, com a evolução constante da tecnologia e a redução dos custos de produção, a tendência é que os painéis de LED se tornem mais acessíveis, ampliando seu uso não apenas em grandes centros urbanos, mas também em cidades menores e áreas suburbanas. E isso fará com que o segmento de propaganda e marketing siga explorando as vantagens da tecnologia digital, criando novas formas de comunicação que aproximem cada vez mais as marcas de seus consumidores.
O post Marcas investem em painéis de LED para potencializar campanhas apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.