Uma nova pesquisa da McKinsey & Company, realizada com mais de 100 líderes de empresas da Fortune 1000, revela um afastamento crescente entre o marketing e os demais setores das organizações, especialmente a alta liderança.
Nos últimos anos, o marketing tem perdido espaço nas decisões estratégicas. Com o aumento dos pontos de contato com o consumidor, surgiram novos cargos e responsabilidades, mas nenhum setor passou a comandar, de fato, a relação com o cliente. Hoje, menos diretores de marketing (CMOs) participam da liderança executiva e do planejamento estratégico.
Principais dados do estudo:
• 90% dos CEOs dizem que o papel do marketing não é bem compreendido pela alta liderança – um aumento em relação aos 70% do ano anterior;
• 65% dos CEOs afirmam se sentir à vontade com o marketing moderno, mas 70% dos CMOs acreditam que seus CEOs não estão confortáveis;
• Apenas 50% dos CMOs dizem que o marketing está envolvido nas decisões estratégicas;
• 70% dos CEOs avaliam o impacto do marketing com base no crescimento da receita anual, mas só 35% dos CMOs usam esse critério como prioridade;
• A compreensão sobre a conexão entre as metas de marketing e os objetivos de crescimento caiu de 88% para 79% entre os CMOs;
• Apenas 30% dos CMOs dizem ter clareza sobre o que constitui o retorno sobre investimento (ROI) de marketing – queda de 10 pontos percentuais em um ano.
Segundo a McKinsey, alinhar marketing e liderança é essencial para inovação, satisfação do cliente e crescimento sustentável. Quando o marketing participa ativamente da estratégia, pode se tornar o maior defensor dos consumidores dentro da empresa, e transformar dados e experiências em valor real para o negócio.

Foto: Pexels
Fonte: WARC
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