Marketing deve voltar ao centro das decisões estratégicas, aponta McKinsey

Uma nova pesquisa da McKinsey & Company, realizada com mais de 100 líderes de empresas da Fortune 1000, revela um afastamento crescente entre o marketing e os demais setores das organizações, especialmente a alta liderança. Nos últimos anos, o marketing tem perdido espaço nas decisões estratégicas. Com o aumento dos pontos de contato com o […]

Uma nova pesquisa da McKinsey & Company, realizada com mais de 100 líderes de empresas da Fortune 1000, revela um afastamento crescente entre o marketing e os demais setores das organizações, especialmente a alta liderança.

Nos últimos anos, o marketing tem perdido espaço nas decisões estratégicas. Com o aumento dos pontos de contato com o consumidor, surgiram novos cargos e responsabilidades, mas nenhum setor passou a comandar, de fato, a relação com o cliente. Hoje, menos diretores de marketing (CMOs) participam da liderança executiva e do planejamento estratégico.

Principais dados do estudo:

• 90% dos CEOs dizem que o papel do marketing não é bem compreendido pela alta liderança – um aumento em relação aos 70% do ano anterior;

• 65% dos CEOs afirmam se sentir à vontade com o marketing moderno, mas 70% dos CMOs acreditam que seus CEOs não estão confortáveis;

• Apenas 50% dos CMOs dizem que o marketing está envolvido nas decisões estratégicas;

• 70% dos CEOs avaliam o impacto do marketing com base no crescimento da receita anual, mas só 35% dos CMOs usam esse critério como prioridade;

• A compreensão sobre a conexão entre as metas de marketing e os objetivos de crescimento caiu de 88% para 79% entre os CMOs;

• Apenas 30% dos CMOs dizem ter clareza sobre o que constitui o retorno sobre investimento (ROI) de marketing – queda de 10 pontos percentuais em um ano.

Segundo a McKinsey, alinhar marketing e liderança é essencial para inovação, satisfação do cliente e crescimento sustentável. Quando o marketing participa ativamente da estratégia, pode se tornar o maior defensor dos consumidores dentro da empresa, e transformar dados e experiências em valor real para o negócio.

Foto: Pexels

Fonte: WARC

Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para redacao@acontecendoaqui.com.br

O post Marketing deve voltar ao centro das decisões estratégicas, aponta McKinsey apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.

Leia também

Menu

Redes Sociais

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.