Durante uma live de sete horas de transmissão, avatares de IA, que são utilizados como influenciadores digitais, conseguem vender mais de US$7 milhões em produtos.
Esta ação teve as “versões geradas por IA do popular streamer Luo Yonghao e seu coapresentador Xiao Mu”, segundo informações do Merca 20.
Os dois utilizaram os avatares de IA que foram gerados de acordo com o “modelo de IA generativa do Baidu durante uma maratona de vendas no Youxuan, a plataforma de transmissão ao vivo da empresa”, ainda segundo a publicação.
“O efeito humano digital me assustou… Estou um pouco atordoado”, disse Luo aos seus 1,7 milhão de seguidores na plataforma de mídia social Weibo, de acordo com uma tradução da CNBC.
Criadores de avatares de IA já tinham tentado fazer lives com outros humanos digitais
“Sempre fomos céticos em relação a pessoas digitais fazendo transmissões ao vivo”, explicou Wu, observando que a empresa havia testado vários tipos de humanos digitais ao longo dos anos, segundo a CNBC.
As transmissões de Luo começaram em abril de 2020, no aplicativo de vídeos curtos Douyin, da ByteDance, e tinham como objetivo quitar as dívidas que a Smartisan, empresa de smartphone, havia acumulado. Para termos ideia da grandeza, a transmissão ao vivo “Be Friends”, no aplicativo, tinha mais de 24 milhões de seguidores.
“Este é um momento DeepSeek para toda a indústria de streaming ao vivo e de humanos digitais da China”, disse Wu segundo a CNBC. “O DeepSeek, a versão chinesa do OpenAI, abalou investidores globais em janeiro com suas alegações de rivalizar com o ChatGPT a custos muito mais baixos e usando uma abordagem de código aberto”, explicou a publicação.
Vale lembrar que, depois da pandemia, este tipo de compras (através do streaming), cresceu muito na China, fazendo com que muitas empresas fossem forçadas a buscar por canais alternativos de vendas.
“A transmissão ao vivo gerou tantas vendas no Douyin no ano passado que o aplicativo ultrapassou a empresa de comércio eletrônico tradicional JD.com para se tornar a segunda maior plataforma de comércio eletrônico da China — e conquistou a participação de mercado do principal player Alibaba, de acordo com um relatório do Worldpanel e da Bain & Company da semana passada. Tanto a JD.com quanto o Taobao, do Alibaba, também oferecem portais de vendas com transmissão ao vivo”, explicou a CNBC.
De acordo com o Wu, um dos grandes desafios, quando estamos falando da utilização de humanos em transmissões ao vivo, não é o fato da tecnologia, mas, sim, os requisitos da plataforma. “Humanos virtuais precisam ser treinados para cumprir as regulamentações sobre publicidade de produtos, enquanto as principais plataformas de transmissão ao vivo podem ter regras diferentes sobre permitir que pessoas virtuais conduzam as sessões”, disse ele.
Foto: Pexels
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