A Meta anunciou nesta terça-feira, 7/1, através de seu fundador e CEO, Mark Zuckerberg, que está fechando seu programa de verificação de fatos. No vídeo publicado no Instagram que você pode assistir a seguir, o empresário informa que este trabalho ficará à cargo do recurso ‘notas da comunidade’, semelhante ao que acontece no X. “É hora de voltar às nossas raízes em torno da liberdade de expressão. Estamos substituindo os verificadores de fatos por Notas da Comunidade, simplificando nossas políticas e focando em reduzir erros”, destacou Zuckerberg na abertura de sua mensagem.
A mudança começará nos Estados Unidos, informou Joel Kaplan, vice-presidente de assuntos globais da Meta.
O que isso significa para as pessoas
O encerramento do programa de Verificação de Fatos da Meta pode trazer diversas implicações para os usuários, para o ecossistema da informação e para o combate à desinformação. Essa é uma questão que em tempos recentes ocupa a mente de todas as pessoas com as sempre horrendas Fake News. Veja algumas considerações sobre essa medida>
. Aumento da propagação da desinformação
. Maior responsabilidade para os usuários
. Redução no apoio aos verificadores de fatos locais
. Reputação da Meta e Regulação
. A importância da alfabetização midiática
O que você deve fazer, caso seja usuário do Facebook e Instagram?
Verificar as fontes das notícias e publicações; usar ferramentas alternativas para verificação dos conteúdos que acessa; desenvolver senso crítico e ouvir pessoas nos grupos que você participa; aprender a identificar os sinais de manipulação das informações; desconfiar de publicações com títulos chamativos que não apresentem as fontes confiáveis.
Assista ao vídeo
O post Meta anuncia fechamento do programa de verificação de fatos apareceu primeiro em Acontecendo Aqui.