
Aplicativo, que ainda não está disponível no Brasil, foi apresentado por Mark Zuckerberg no Instagram. Aplicativo Meta AI
Divulgação/Meta
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou, nesta terça-feira (29), seu primeiro aplicativo de assistente com inteligência artificial (IA), para disputar espaço com o ChatGPT.
O app Meta AI foi apresentado pelo CEO Mark Zuckerberg em um vídeo no Instagram e já está disponível nas lojas de apps nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil, segundo a empresa (veja mais abaixo).
Além de responder às necessidades dos usuários, o app também permitirá que eles criem e compartilhem suas publicações de IA, assim como ocorre nas outras redes sociais do grupo.
“Um bilhão de pessoas já usam a inteligência artificial da Meta por meio de nossos aplicativos”, disse Zuckerberg, convidando as pessoas a testar o que ele chamou de “novo aplicativo independente” de IA da Meta.
Segundo ele, o aplicativo foi projetado “para ser sua inteligência artificial pessoal” e deve funcionar principalmente por comandos de voz, com interações adaptadas a cada usuário.
Initial plugin text
O lançamento do Meta AI ocorre em um momento em que a Open AI lidera o mercado de assistentes de IA generativos com o ChatGPT, que recebe atualizações frequentes.
“Começaremos de forma bem básica, com apenas um pouco de contexto sobre seus interesses”, acrescentou o CEO. “Mas, com o tempo, você poderá permitir que a Meta AI aprenda muito mais sobre você e as pessoas que você ama, por meio de nossos aplicativos.”
O novo aplicativo também substitui o Meta View, que era usado para configurar os óculos inteligentes Ray-Ban Meta e integrava as conversas entre os óculos, o aplicativo móvel e as interfaces de desktop, disse a empresa.
Veja como funciona a Meta AI no WhatsApp:
Meta AI no WhatsApp: o que é a nova ferramenta de inteligência artificial e como utilizar
Sem previsão de lançamento no Brasil
Questionada pelo g1, a Meta informou que ainda não tem previsão de lançamento do app Meta AI no Brasil.
“Estamos trabalhando para levar a Meta AI e recursos como multimodalidade, voz e personalização para mais pessoas ao redor do mundo, mas hoje ainda não temos novidades para compartilhar sobre o cronograma”, diz a empresa.
“Essa expansão está acontecendo de forma gradual. Estamos adotando uma abordagem cuidadosa em cada região para garantir a melhor experiência para os usuários.”
Brasileiros treinam inteligência artificial para abordar temas como racismo e nazismo